terça-feira, 3 de agosto de 2010

A Sabedoria, a Inteligência e o Conhecimento.

Eu considero pessoas sábias quando elas têm tanto inteligência como conhecimento, este é o único caminho para ser sábio, não tem como ser sábio sem inteligência ou sem conhecimento, que são coisas bastante diferentes. Como eu já disse uma vez, todos nós podemos ser sábios em várias coisas.

Entre inteligência e conhecimento, considero inteligência mais importante. Para mim inteligência é o dom da criatividade, da imaginação, de pensar, refletir. Conhecimento são informações que temos e que qualquer pessoa pode obter a partir de um estudo. Inteligência é melhor e mais importante, pois com inteligência é possível usar o conhecimento dos outros, e interpretar de modos novos as coisas.

Uma pessoa idosa sempre tem mais conhecimento que pessoas mais jovens, como alguém de 30 anos por exemplo. Tendo uma conversa, a pessoa nova é muito mais atualizada e tem a mente muito mais aberta, ela pode usar tudo que o idoso conhece e questionar, mas a maioria das pessoas de idade apenas compartilham de conhecimentos e não de pensamentos.

Para ser sábio temos que desenvolver nossa inteligência, sem a sede de aprender, de criar, imaginar, pensar, não dá pra ser sábio, sendo apenas ocioso, tudo tem limite. E com isto obter conhecimento, ler, estudar, pesquisar, não devemos duvidar do que dizem a nós, mas questionar e procurar as respostas, pois alguém informado pode dar a opinião, alguém desinformado nega sem saber.

Por último, colocar tudo em prática, não adianta nada saber a teoria, ter conhecimento, ter raciocínio e não botar em prática. Por exemplo, Jesus Cristo era sábio, Ele tinha o conhecimento e a inteligência, e usava isto, como amar o próximo, já os líderes religiosos da época sabiam dos mandamentos, mas não cumpriam, eram pessoas com conhecimento, mas não sábios.

6 comentários:

  1. dizer o que, não há mais nada a ser acrescentado, esse blog é maravilhoso shuahsuas

    ResponderExcluir
  2. shaushaus
    Aprecio o seu carinho, volte sempre.
    :)

    ResponderExcluir
  3. Tudo é muito complexo por que gira em torno de mentes humanas. E como cada ser é diferente, pensa diferente; logicamente, também conclui diferente, sen entretanto cometer erro algum dentro de suas conclusões.
    Eu digo que vivemos muito limitados pelos nossos próprios ambientes pre-estabelecidos ou formalizados; ou, ainda os paradigmas. A realidade é muito mais ampla dentro da própria existencia. Conclusões e certezas ninguém tem de nada nesta existência. Temos ainda muito que aprender, ver, sentir, olhar(diferente de ver), compreender, ajudar, participar, entender, melhorar!- A própria existencia humana dentro de si mesma não responde aos profundos questionamentos existenciais. Volto a dizer:" vivemos em um ser carnal uma vida espiritual; e não uma vida carnal num ser espiritual".

    ResponderExcluir
  4. Olá Anônimo, concordo com você, assim como a verdade é interpretativa, mas nem por isto ela não é só uma. A verdade é uma mas aos nossos olhos interpretamos de nossa forma.

    Assim a nossa realidade é apenas uma interpretação da verdade, muito bom seu comentário.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Das Inteligências Múltiplas, as mais importantes não são 'Lógico-Matemática' e 'Verbal-Linguística', mas sim, as inteligências 'Interpessoal', 'Intrapessoal' e 'Existencial'(Espiritual), são as inteligências da alma! :-)

    ResponderExcluir
  6. Olá Roberto, não cheguei a ler inteligências múltiplas, inteligência emocional, nem inteligêncial multifocal. Mas eu li "O código da inteligência", é um grande livro, como se fosse uma nova versão.

    Saber a importância da inteligência é diferenciar um ser-humano de uma máquina qualquer.

    Obrigado pelo comentário, volte sempre!

    ResponderExcluir

Olá leitor, a melhor coisa para um blogueiro é ver um novo comentário, então se você leu o que penso, deixe eu ler também o que você pensa.

1- Dê sua opinião ou crítica. (sem agressividade)
2- Questione, você não precisa acreditar em tudo...
3- Sugestões são bem-vindas, fique à vontade.
4- Comentar é rapidinho, e sempre respondo.


-Comentários anônimos são aceitos, mas críticas anônimas não serão publicadas.
Obrigado e volte sempre. Sua leitura vale muito para mim!

Web Statistics