quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Como lidar com pessoas manipuladoras.

Eu já fiz um post apenas sobre este tema, Os Manipuladores. Estes são aquelas pessoas que têm uma aparência agradável, geralmente se destaca por isto, porém é do tipo que você não sabe porque mas ela não é assim. Manipuladores são falsos bonzinhos e fazem mal a qualquer pessoa que não abre os olhos. No post anterior dei algumas dicas de como não ser manipulado, e agora como enfrentá-los.

Você sabe que tal pessoa não é nada mais que um manipulador, mostre isto para esta pessoa, mostrar que sabemos que ele manipula e que não funciona conosco mete medo neles. Não mais tentarão manipular nem nós nem as pessoas próximas. Você conhecendo a sujeira e o que tem de pior, e botar a cara pra bater o deixa sem reação, pois é uma pessoa justa contra uma injusta.

Bater de frente não é atacar na mesma moeda pois isto seria ainda pior, se queremos lidar bem com manipuladores não podemos ser iguais, mas não devemos ser passivos. Mostrar que não deixa barato é ótimo para acabar com os joguinhos de manipulação, pessoas que enganam fazem isto porque sentem segurança, sem segurança sentem medo.

Não voltar atrás, em hipótese alguma devemos recuar nossa palavra, nunca! O que foi dito, foi dito, cada palavra deve ser uma promessa, voltar atrás seria sinal de fraqueza e mostrar que o manipulador consegue isto até com quem conhece a sujeira dele. Manter a palavra e ser justo o tempo todo nos faz ter segurança contra qualquer manipulador barato.

31 comentários:

  1. Adorei essa postagem.
    Como dizem por aí: tenso!
    Excelente a sua crítica contra a manipulação.
    O ruim é que muitas pessoas são assim e nos sentimos tentados a agir da mesma forma.
    É necessário equilíbrio, reflexão e ação.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Gy, também acho isto, principalmente equilíbrio e ação porque não é fácil...

    ResponderExcluir
  3. es e o meu avo e manipulador em tudo

    (Xicas)

    ResponderExcluir
  4. Acho que as pessoas têm dificuldades em lidar com manipuladores, assim como têm dificuldade para lidar com psicopatas, porque partem da equivocada premissa de que tais seres devem ser tratados como elas mesmas...têm dificuldade em entender que essas criaturas não são pessoas comuns, que todo o sentimento de culpa, remorso, ou qualquer outra coisa que os façam parecer coitadinhos é totalmente fingido. Eles, os manipuladores e os psicopatas, aproveitam-se da nobreza (como diria o Chapolin Colorado) das pessoas de bem, aproveitam-se de sua sensibilidade para apelar para seu lado emocional, que é vazio neles, e é aí que infelizmente têm vantagem...aprendamos, então, a não sermos enganados por eles...

    ResponderExcluir
  5. Olá, tentar devolver na-mesma-moeda é descer ao mesmo nível, e não fará sentido lidar com alguém "igual" a você. Acho que esta tal dificuldade está nisto. Seu comentário é algo que não muitas pessoas percebem, parabéns. E obrigado pelo comentário.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. O manipulador procura estar sempre presente na vida dos outros. É falso, está sempre certo, nunca erra e por essa razão procura sempre justificar a sua opinião.Interessa-lhe muito elevar o seu ego desfavorecendo a sua vítima.Torna-se dificil lidar com gente manipuladora.

    ResponderExcluir
  7. Olha tenho um namorado que é totalmente manipulador, adora me deixar insegura, eu sinto o prazer que ele tem de me tirar do sério, me levar ao extremo, e o que mais me irrita é a CARA De PAU DELE DE SE FAZER DE VITIMA, ELE CHEGOU AO PONTO DE DIZER PRA MIM QUE EU NÃO DOU VALOR A ELE. AI qdo bato de frente com ele, que é quase sempre ele desliga o telfone na minha cara, não aceita ouvir o que tenho pra falar e etc. Chega ser revoltante. Como pode uma pessoa ser tão baixa, tão mal caráter.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Finja que ele morreu. Não demonstre raiva ou qualquer emoção negativa que ele vai retirar proveito. Passei por isso e até hoje meu ex é a vitima, confie em deus e viva sua vida, faça tudo que não fez.

      Excluir
    2. Qdo convivemos com pessoas desse caráter duvidoso soh serve para refletirmos sobre quão ingenuas somos. Revela nossa baixa autoestima.

      Excluir
  8. Pode acreditar que pessoas assim existem aos montes, e que conviver com isto sem tentar mudar é quase impossível...

    ResponderExcluir
  9. Uma opção de sugestão a quem tem manipuladores como conjuges. Ouçãm tao bem como eles, vejam tão bem quanto eles.

    Nunca critique o manipulador. Em seu momento de tensão, faça uma horação dos sabios. SILENCIO. Até silenciar sua mente. Aguarde e tenha paciencia com ele. Até que ele mesmo reconheça seus erros. Isso acontece-ra, ele lhe pedira conselho. Ele faz tudo isso, pois por dentro todo manipulador já sofreu de um manipulador, pai, mãe ou conjuge.

    Abrace-o, o aceite e leve ele a um psicologo de confiança.
    A palavras não inteligentes, use palavras inteligentes.
    De em troca o bem. Façá-o feliz o ame.

    Se você continuar a sofrer com seu relacionamento, não a motivo para continuar. Seja sincero, com seus pais, com seu amigo ou com seu conjuge. Abra o jogo. - Suas criticas me deixão infeliz ao seu lado pai/mãe/conjuge. Por estou me distanciando de você!

    Procure a sua felicidade. Você tem varias escolhas diariamente e uma delas é de ser feliz em ser você!
    Continue um dia apos o outro, saberá que há pessoas diferentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda há esperança nestes casos, mas é preciso cautela, o que me lembra;

      Deixai os insensatos e vivei; e andai pelo caminho do entendimento.
      O que repreende o escarnecedor, toma afronta para si; e o que censura o ímpio recebe a sua mancha.
      Não repreendas o escarnecedor, para que não te odeie; repreende o sábio, e ele te amará.
      Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina o justo e ele aumentará em doutrina.

      Provérbios 9:6-9

      Excluir
  10. Olá.
    adorei o seu post.
    Acontece exatamente comigo. (Há cera de 06 anos, ou mais, com um familiar)
    O primeiro passo é identificar (aceitar)que a pessoa é um manipulador.
    Estou no meio de uma batalha para impedir que a pessoa continue me manipulando.
    É uma batalha difícil, pois volta e meia a pessoa dá um jeito de tentar manipular novamente, com conversas aparentemente sutis, mas que desestabilizam, irritam, ou mesmo com atitudes ´bondozas´. Acredito que o silêncio é a melhor defesa, então eu simplesmente ignoro e tento me desligar da pessoa. Mas não sei se este é o caminho correto...
    E meu maior medo, é um dia acabar me tornando alguém assim.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a palavra é uma poderosa arma, o silêncio é um grande escudo. Mas não tema se igualar a manipuladores, antes saiba que você não quer isso, manipuladores sabem o que fazem. E como você conhece alguém assim, dificilmente agiria inconscientemente de um modo que o incomoda.

      Agradeço pelo seu comentário!
      Abraços.

      Excluir
  11. A mulher do meu pai e super manipuladora e ele sans, descobriu Isso primeiro do que eu. Ha pouco tempo me mudei para o apartamento ao lado do meu pai para passar uns meses ao lado dele enquanto mudo de emprego. Só então percebi que ela tava fazendo de tudo para me separar dele e até me jogar contra ele, faz cara feia pra mim quando ele nao esta perto e quando ele esta presente fica querendo me agradar. Resultado, me mudei de lá e estou morando em outro local mais distante. Meu pai ficou triste com isso, ele nao vê que ela Ta fazendo isso e insiste para eu voltar pro lado dele. E eu, nao quero voltar pois sei o que ela faz e nao quero discutir com ela sobre isso, nunca fiz grosseria pra ela e nem quero fazer pois vejo que apesar de tudo meu pai esta feliz com ela e isso e muito importante pra mim. Será que e egoísmo meu nao querer viver do lado deles? Fico chateada e com pena do meu pai ao mesmo tempo mas acho que eu ficar longe e essencial para a minha tranquilidade e para a paz do relacionamento dele com ela. O que vcs acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito difícil opinar, pois seria preciso muito conhecimento do que acontece. Mas creio que para bens maiores devemos fazer certos sacrifícios. Então primeiro se resolve o problema maior.
      Abraços.

      Excluir
  12. Pode ser apenas uma teoria minha, mas eu ja notei que 90% dessas pessoas, são pessoas do signo de gêmeos.. Pode ser viagem minha, ou coincidência, mas que é, é. São uns duas caras e muito caras de pau.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca observei esta questão, mas curiosa teoria.
      Abçs.

      Excluir
  13. Pode observar de agora em diante, e veremos se concorda ou não comigo. Todos os que eu conheço, se enquadram neste padrão. Incluindo parentes. Abraços

    ResponderExcluir
  14. mina mae acha que eu sou manipuladora ,mas nao sou nada disso ,sou como todas as outras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Às vezes somos confundidos por causa da personalidade. Mas não devemos nos preocupar em provar o que somos.
      Abraços.

      Excluir
  15. Boa noite!

    Qual a diferença entre um manipulador e um bipolar? Um manipulador é necessariamente bipolar?

    Um manipulador é falso ou sem escrúpulos?

    Numa roda de intrigas e interesses como saber quem é quem onde nenhum(a) é amigo de ninguem? "ambiente de trabalho, chefes e funcionarios"

    Como eu posso saber se sou manipulador?

    ResponderExcluir
  16. Olá.
    Bom, a bipolaridade não tem nenhuma relação com os manipuladores, os manipuladores enganam as pessoas, são como lobos vestidos de ovelhas.

    Todo manipulador é falso, mas alguns não se dão conta que são assim. Algumas crianças manipulam os adultos, mas elas são inocentes e não têm ideia que isto é ruim ou o que é isto.

    Para conhecer manipuladores, aqui umas dicas. (se ainda não viu)
    http://somospensadores.blogspot.com.br/2010/06/os-manipuladores.html

    Conhecendo bem manipuladores você saberá se tem estas características, mas se achar que é um, nada impede você de mudar, ser um manipulador por natureza acontece, mas é preciso se esforçar para que não faça mal a ninguém. Se as intenções são boas e não visa unicamente seu bem, você não é um deles. :)

    ResponderExcluir
  17. me foi muito útil este blog...ajudou muito! Obrigada.

    ResponderExcluir
  18. Detetei ha pouco tempo um manipulador. De tantas mentiras que já disse e voltou atrás, quando se lhe diz:"mas prometeste tal e tal" a resposta:"eu nao faço promeças, eu ajo, eu vou fazer" já é a 3ª vez que me diz. Deve ser uma frase feita. Tou farta de rir, embora nao tenha piada nenhuma, com as descricoes dos manipuladores que tenho visto nos diversos sites. Batem todas certas com esta pessoa que conheci...E eu a pensar que tava a enlouquecer. Afinal o manipulador é que tem uma personalidade desviada.

    ResponderExcluir
  19. minha ex amiga é todos os tipos de manipuladores tudo junto e ela ta fazendo a cabeça de uma amiga minha contra mim presciso derrubá-la o mais rápido possivel se não ela vai fazer a cabeça de todos que estão a minha volta

    ResponderExcluir
  20. Muito bom o seu post!

    Eu trabalhei 5 anos (uma licenciatura, LOL) com pessoas manipuladoras, são seres aparentemente assertivos, têm bom discurso, óptimas a falar sobre a vida e experiências, muito simpáticas e queridas, agradam a 99% das pessoas porque são cínicas e vivem por de trás de uma mascara muito bem feita, ajudam o próximo para depois poder vir cobrar, ou seja uns "anjos", ou como já vi aqui mencionado, lobos vestidos de cordeiros.

    A forma que eu tive de lidar com este tipo de pessoa, (2 pessoas) foi manter-me silencio quando via que estariam a tentar derrubar.

    O silencio é sem duvida um escudo, pois não permite deixá-los nos corroer a alma, e também resulta no sentido de não nos darmos a conhecer, porque eles tem necessidade de nos conhecer melhor, para que possam saber quais são as nossas fragilidades.
    Muito importante fazer isto!

    Ao longo dos anos tentaram manipular-me de modo a formatar a minha maneira de pensar, tentaram drenar a minha energia, humilharam-me sempre que foi possível, culparam-me sempre que algo corresse mal, tentaram que eu duvidasse das minhas capacidades, insultaram-me, MAS quando ameacei que me ia embora, ai pararam os maus tratos, porque eu era muito necessária na empresa!

    É muito importante não deixar que estas coisas se prolonguem, senão pode chegar ao ponto de adoecermos, como depressões, etc.

    ResponderExcluir
  21. Olá. Agradeço por ter compartilhado sua experiência e o seu conhecimento, sempre serve de grande ajuda. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,
      Sim como saí da empresa há pouco tempo, preciso de aprender mais como lidar com este tipo de gente, pois ainda temos contas a ajustar (1 ano de ordenados), ou seja tratavam-me mal e ainda ficaram a dever-me dinheiro!

      Obrigada

      Excluir
  22. Eu tenho uma "amiga" q sempre tentei fugir de sua amizade mais sempre q tentei ela vinha com um jeito de me deixar com remorso e mesmo ela errada eu q ia pedir o perdão meu amigo também se sentia sufocado até q comecei a pesquisar sobre o jeito dela e estou aprendendo a domala e agradeço as recomendação daqui obgd. ♥

    ResponderExcluir

Olá leitor, a melhor coisa para um blogueiro é ver um novo comentário, então se você leu o que penso, deixe eu ler também o que você pensa.

1- Dê sua opinião ou crítica. (sem agressividade)
2- Questione, você não precisa acreditar em tudo...
3- Sugestões são bem-vindas, fique à vontade.
4- Comentar é rapidinho, e sempre respondo.


-Comentários anônimos são aceitos, mas críticas anônimas não serão publicadas.
Obrigado e volte sempre. Sua leitura vale muito para mim!

Web Statistics