quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Como lidar com pessoas arrogantes.

Pessoas arrogantes são um tipo bastante complicado de se lidar, ninguém quer estar por perto ou discutir, pois a pessoa vai até o fim e não muda de ideia. Não ouve, e usa da ignorância. Eu já mostrei que ser flexível é sinal de sabedoria, e pessoas arrogantes não tem nem um pouco disto, vamos saber lidar com elas.

Primeiro ponto, não ser do mesmo nível que a pessoa, o pior jeito é responder da mesma maneira, por mais que tenhamos mais conhecimento, para alguém arrogante não fará diferença alguma, ele achará estar certo de qualquer jeito. Se nos rebaixarmos sempre sairemos perdendo. Temos que ser "superiores", ouvir mais falar menos, fazer a própria pessoa questionar o que diz.

Além de não responder à altura, manter a calma também é fundamental, porque este tipo de pessoa nos estressam fácil, além de eles perderem a paciência fazem o mesmo conosco. Manter a calma é ótimo para os dois não se desequilibrarem e se entenderem melhor. É bom mostrar fatos se quiser convencer alguém de algo, um arrogante não confia em nada além de si mesmo, ou simplesmente não quer.

Vou usar um ensinamento do nosso Mestre Jesus Cristo para uma dica, Jesus se fazia pequeno para os outros se sentirem grandes, sabemos disto de tamanha humildade de um homem destes. Se fazer pequeno eu creio que seja o mais funcional neste caso, questione junto com a pessoa, aja como se não soubesse e procure a resposta junto com a pessoa, assim ela não se sentirá inferior por saber menos e aceitará com mais facilidade sua ideia sem nem perceber.

24 comentários:

  1. Agir como se não soubesse a resposta, e CONDUZIR a pessoa arrogante para que ela encontre por si mesma o que a gente já encontrou há muito tempo...

    Excelente idéia!

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, perfeito. Obrigado pelo comentário!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. GOSTEI MUITO DO TESTO E DO COMENTÁRIO DO GUILHERME, SÓ QUE NÃO SE APLICA A ALGUNS JUIZES QUE SE ACHA ACIMA DE TUDO E DE TODOS, SEM DEIXAR NENHUMA BRECHA PARA QUESTIONAR E AGIRMOS SEM SABER A RESPOSTA SEREMOS LOGO TAXADOS DE BURRO E MUITO MENOS CHEGARÁ A RESPOSTA!!!

    cOMO GOSTARIA DE SABER AGIR OM ESSAS PESSOAS!!!!

    ResponderExcluir
  4. È muito verdadeiro porem a gente cansa de se fazer de desentendido para que estas pessoas possam enxegar a verdade é muito nobre alguem que consiga ser assim porem todos deviamos fazer uma auto analise para ver se nao estamos sendo arrogantes e indesejaveis pois os arrogantes não sao REALMENTE bem quistos!!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá anônimo, concordo com você, mas este é um esforço que temos que fazer pelo menos com as pessos mais importantes para nós..

    ResponderExcluir
  6. viivo com meu esposo totalmente arrogante,e mentorozo e isto me faz muito mal as vezes acho que nao vou aguentar mais

    ResponderExcluir
  7. Ele sabe disto? Eu não sei que conselho poderia dar pois nem conheço vocês.. mas se quiser poderemos conversar por e-mail. superpoisdron@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Muito bom esse texto. Parabéns! :)

    ResponderExcluir
  9. as vezes é dificil ter sangue de barata para lidar com uns aí na vida

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante,trabalho com uma pessoa arrogante e dificil de lidar ,que por sinal é da minha família e é meu chefe,e é unico lugar que vc se esforça que vc procura buscar,saber o que seus colégas estão precisando,se preocupa se estão usando os equipamentos de forma correta de acordo com a lei,e vc ouve desaforo ainda por fazer nunca ,nada está ,bom.Vou voltar a estudar ai vou batalhar por algo melhor duro é que essa pessoa vai estar em minha vida sempre,se envolvendo em tudo como é o costume dele.Não é facil é só Deus pra transformar pessoas assim.Mais achei exelente o testo vou tentar usá-lo.Obrigada muito proveitoso.

    ResponderExcluir
  11. As pessoas arrogantes n têem mesmo salvação possivel. Serão sempre uns tapadinhos, ignorantes, pequenos, mal-amados e pensam que são os maiores em controlo total de sua vida e que sabem tudo e dominam tudo. Quase ninguem os "respeita" mas sentem-se muito respeitados através do exercicio de arrogancia e falta de humildade. O melhor é que mesmo que um arrogante estivesse a ler este topico e os comentários não iria concordar nem se iria meter no grupo dos arrogantes mas antes identificaria-se conosco lol. Fantástica a capcidade d adaptação de um arrogante em seu belo proveito e conforto não é?!

    ResponderExcluir
  12. Isto é verdade. hehe Deve ser porque sempre estão "certos"...

    ResponderExcluir
  13. Olha...nem sei o que dizer mesmo. Tentativas ja fiz inumeras, desde a adolescencia para tentar viver bem ao lado do meu pai. Confesso que a unica maneira que eu consigo tolerar eh me afastar. Dar o desprezo e nao se aproximar, eh o melhor. Na casa dos meus pais todo mundo diz amem a ele porque eh ele que mantem o sutento. A minha sorte eh que nao dependo em nada dele e nao moro la. Sinto tambem que minha mae deveria ser a pessoa que barasse isso, pois ele ofende demais ela e os filhos, mas ela nao faz nada. Faz a politica de manter um nome na sociedade e os filhos q se lixem. O pior de tudo eh a demagogia. Ele vai a igreja como se trocasse de roupa, reliosamente todos os domigos. Dai fica a perguta que ja fiz inumeras vezes a ele? O que vc faz na igreja se aqui fora vc age com as pessoas como se elas fossem o teu capacho? Ele responde, ainda, que se nos tivessemos Deus no coracao seriamos como ele. NAO SEI COMO PODE NAO ENXERGAR O OBVIO. No trabalho, funcionario nenhum presta e ele nao admite que ele proprio eh o problema. Enfim, se eu fosse comentar mais, vcs ficariam de cabelo em pe. EU DECIDI ME AFASTAR E COMO NUNCA TIVE UM PEDIDO DE PERDAO DAS OFENSAS DELE, ACHO QUE O MELHOR QUE EU TENHO A FAZER EH GOSTAR UM POUCO DE MIM. Por isso que penso em nao ter filhos. Nao suportaria que eles passassem o que eu e meus irmaos passaram a vida inteira. Abraco a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu tbm passei por algo parecido, realmente não há o que fazer, quando a pessoa é tão arrogante; mas nem por isso eu iria pensar em deixar de ter um filho, para que ele não sofresse o mesmo que eu. Pelo contrário, quero ter 1 filha e ser ótima mãe, e dar a ela tudo o que eu não tive da minha em relação ao suporte emocional, companheirismo,respeito, admiração e por aí vai...
      Creio que se sofremos no passado com essas pessoas, foi para que nos tornemos melhores que elas e não para fazer o mesmo, ou simplismente se abater e se deprimir pela vida toda, por um passado destrutivo.Até mais

      Excluir
  14. Olá anônimo. Eu compreendo isto, nem tudo há conserto, às vezes temos que cair na real e nos conformar... problemas com o pai é uma coisa bastante comum, de todos os problemas, este é o que escuto com maior frequência, quase todo mundo passa por isto.

    Eu só aconselho você a não pensar em não ter filhos por causa disto, você não pode cometer o mesmo erro de seu pai, você deve viver a sua vida, e ser como você é. Você não é seu pai. Se o relacionamento de vocês não deu certo, olhe para o futuro e viva, estas coisas não devem te prender de viver, já basta o sofrimento.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  15. Tenho um namorado que é um pouco arrogante, dificilmente admite seus erros, acha que ta sempre certo e não aceita opiniões diferentes. É muito dificil lidar, eu comecei querendo bater de frente mas percebi que eu só tava me machucando. Ai li o seu texto que me acrescentou muito. Ja pensei em desistir e terminar, mas a gente se ama muito. Só não sei se vou conseguir aguentar por muito tempo.

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito no meu trabalho exister pessoas assim então vou sequir e praticar para não perder a paciência

    ResponderExcluir
  17. os passos de uma vida são curtos, para nos preocuparmos com momentos ruins de outras pessoas...

    ResponderExcluir
  18. uma grande lição pra mim, pois estou trabalhando com uma pessoa muito arrogante , só oque ela faz que julga ser meçhor,acha que só sabe das coisas, eu precisava mesmo saber como lidar com el, eu ja estava desistindo,mas agora vou tentar fazer com que ela seja mais humilde, obrigado,vnc.

    ResponderExcluir
  19. É engraçado como as histórias se repetem... Hoje a minha arma é o "afastamento", porém c/ este afastamento deixo outras pessoas longe... Vou tentar seguir esses conselhos :)
    É um ótimo texto, parabéns!

    ResponderExcluir
  20. mas vc não acham que sempre fazer com que a pessoa ache que ela é a melhor não irá piorar? Por que pensa no seguinte se sempre nos fizermos de desentendidos essa pessoa sempre achará que ela encontrou a solução, ou seja, ela sempre será a melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mudar de atitude é muito difícil, imagine mudar estas pessoas que são o extremo do egocentrismo. Dificilmente teria algum efeito a tentativa de mudá-las. Mas a nossa atitude pode de certa forma melhorar a relação com estas pessoas difíceis.

      Seu modo de pensar não está errado, mas ainda penso, que neste caso, só nós mesmos podemos fazer uma diferença, o modo errado e inflexível de pensar não cabe a nós, melhorar uma relação é mais simples que mudar uma pessoa.

      Agradeço seu excelente comentário!

      Excluir
  21. me sinto em uma prisão onde trabalho tento fazer de tudo para cumprir com minhas obrigações no serviço mesmo não gostando de esta aonde me colocaram não e a empresa e nem a chefia e sim uma colega de trabalho que so quer aconselhar e fazer as coisas ao seu modo todas nos da equipe fazemos mesmo serviço e algumas coisas estou tentando fazer agora mesmo não sendo minha função mais como as outras fazem ouço indiretas que não tenho interesse eu realmente não me interessei por tudo porque sei que la e exploração fazer serviço de operador e mecânico sendo que não somos registradas como todas tem medo de perder o emprego fazemos quase tudo mais ouço indiretas direto o tempo todo pois mesmo sendo a menos interessada faço serviço braçal corro e faço das tripas coração tento apenas trabalhar lavar o que tem pra lavar e operar as outras dizem que não querem ser operadoras pra não ter que sair da salinha eu não quero fazer tudo pra não ter que ficar la e muita indireta acho que bastava conversar e pronto sem indiretas e comparações

    ResponderExcluir

Olá leitor, a melhor coisa para um blogueiro é ver um novo comentário, então se você leu o que penso, deixe eu ler também o que você pensa.

1- Dê sua opinião ou crítica. (sem agressividade)
2- Questione, você não precisa acreditar em tudo...
3- Sugestões são bem-vindas, fique à vontade.
4- Comentar é rapidinho, e sempre respondo.


-Comentários anônimos são aceitos, mas críticas anônimas não serão publicadas.
Obrigado e volte sempre. Sua leitura vale muito para mim!

Web Statistics