domingo, 27 de junho de 2010

Os Manipuladores.

As pessoas manipuladoras são as mais perigosas do nosso dia-a-dia, geralmente nem percebemos quando as pessoas nos manipulam, existem psicopatas que manipulam qualquer um facilmente, e também pessoas que manipulam de forma natural, sabem que é ruim, mas já é um jeito.

Quando se fala para uma pessoa de alguém assim, a primeira reação da pessoa é dizer, "é a última pessoa que seria manipuladora", pois aí que está o maior dos problemas destas pessoas ruins, os manipuladores são as pessoas que nós menos imaginamos ser, são as pessoas aparentemente mais inocentes, sempre desconfie se vir alguém assim.

Existem pessoas doces, pessoas boas, pessoas inocentes, nós conseguimos diferenciar estas das manipuladoras facilmente, basta perceber o que querem da gente, os manipuladores geralmente procuram saber da nossa vida pessoal, falam sobre ela, botam defeitos, e dizem querer o bem, quando na verdade está apenas enganando, uma pessoa boa não teria a ousadia de opinar sobre sua vida pessoal de tal forma.

Eu consigo perceber quando há pessoas manipuladoras, eu não costumo errar quando vejo que alguém é, pois confio nas pessoas, e tenho fé nestas, então não é por pouca coisa que acredito quando alguém é manipulador, porém o contrário acontece, às vezes acontecem coisas que eu não esperava das pessoas, mesmo sendo observador e conhecendo este tipo de gente, eles podem enganar.

Para finalizar digo aqui que devemos estar atento às pessoas que parecem boas, mas dão motivos para desconfiarmos, se alguém é a última pessoa que pode ser um manipulador, é bom se questionar se esta pessoa não faz alguma diferença na vida, pessoas manipuladoras podem destruir a vida de qualquer um, são como os trolls da internet, fazem o circo pegar fogo e só ficam vendo sem participar, como se não tivessem culpa.

19 comentários:

  1. Saudações!
    Amigo:
    Mais um ótimo artigo. Acho que o manipulador e o traidor geralmente têm as mesmas origens, nascem num Butatan da vida e se espalham com uma praga na lavoura. Por isso todo o cuidado é pouco, e muito poucos são os que conseguem se livrar de um bote ou laços de envolvimentos.
    Parabéns por mais uma excelente matéria!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente essas pessoas estão por todos os lados, uma praga mesquinha e medíocre mas, tolo é aquele que tenta manipular tudo para ser perfeito, e geralmente arrasta inocentes para compartilhar sua derrota.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelos comentários, concordo com ambos, felizmente temos boas pessoas que não deixam estes manipuladores no poder.

    Voltem sempre,
    abraços.

    ResponderExcluir
  4. Engraçado você escolher tal assunto, porque tem medo, ou talvez tenha sido apenas enganado por alguém mais inteligente do quê você. Sua namorada achou alguém do nível dela ou seu melhor amigo conseguiu a promoção que exige a capacidade dele, e não a sua falta de compromisso ou concentração? Com toda sinceridade, eu tenho pena de você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. È... o Sebastian é um tipico manipulador! Vestiu a carapulsa!

      Excluir
  5. Agora vejo, ainda precisa aprovar o comentário? Você é um frouxo, e deve estar achando que sou covarde, por estar falando isto por computador. Me encontre pessoalmente, e eu te ponho no seu lugar, ser medíocre. Com desprezo, S.

    ResponderExcluir
  6. Olá Sebastian. Tenho 2 perguntas.
    Você me conhece?
    O que tem contra mim?

    Sinceramente, quem deve ter pena de alguém aqui sou eu, você está revoltado com o mundo e vem descontar em mim???

    Caso precise de ajuda estarei aqui, para te ajudar, e não partir para uma ignorância sem razão.

    Até mais!

    ResponderExcluir
  7. Sabe porque os comentários precisam ser moderados?
    Porque há lei que responsabiliza os donos de blogs pelos comentários de pessoas anônimas, como você. Que coloca um nome que pode ser falso.

    E segundo, você falou a palavra covarde aqui, não eu. Mostre sua face, faça um blog mostrando seus pensamentos, tente ajudar alguém. Ao invés de chamar alguém de medíocre saiba o que esta pessoa é e faz primeiro.

    Se quer algo pessoal fale comigo diretamente, meu blog é para meus textos, e você não comentou sobre isto.

    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei o máximo seu texto e a resposta q deu ao dito cujo. rs Conheço uma pessoa da minha faculdade q é assim e quando eu falava dela algumas pessoas achavam q era exagero, ate q a própria professora fez o comentário de q a mesma é manipuladora. É bem isso mesmo. Essas pessoas se passam por "caridosas", bondosas, ate demais, e no momento certo dao o bote. Estao sempre buscando os seus próprios interesses.

      Excluir
    2. hehe É bem lembrado o que você disse, porque estas pessoas também cometem erros. Então quando a gente avisa de alguém, no começo ninguém acredita, mas com o tempo os outros acabam percebendo. Eu também já presenciei algo assim.

      Muito grato pelo seu comentário. Até mais.

      Excluir
  8. Não acho q os manipuladores sejam uma praga q se espalha, mas talvez alguém q nos ajude a ser menos ingênuos. Não digam q nunca ao menos tentaram contornar alguma situação q não era favorável a vcs. A prática da manipulação, por menos prejudicial que seja, é inerente ao caráter humano. Somos motivados por emoções, alguns a usam para benefício próprio, outras não.
    É só minha opinião ok..
    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Amigo, primeiramente obrigado por comentar.
    Eu gostei de seu pensamento sobre ser ingênuo, pura verdade. Porém não devemos generalizar. Nem todas as pessoas usam ou usaram disto. Até porque envolve valores morais, personalidade e muito mais.

    Volte sempre! Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Pensadores, olher o mundo em quer estamos hoje,um mundo movindo por dinheiro é mintiras. "eles" poder, é vocês ? Apenas a felicidade.

    ASS: Jinsokuna

    ResponderExcluir
  11. Caro Poisdron, quando você cita no comentário: "Até porque envolve valores morais, personalidade e muito mais" foi o que eu senti falta no seu post acima, tive um relacionamento intenso e conturbado com uma mulher manipuladora, a falta de valores morais ficou evidente com o passar do tempo, uma personalidade macabra foi se revelendo, foram 9 meses de relacionamento entre 6 idas e vindas pois quanto mais tempo passamos juntos mais evidente ficava a distorção de personalidade, separados durante um ano a mágoa passou, tentei reatar pois eu estava muito carente e aquelas palavras doces me convenceram a tentar de novo, durou 15 dias e terminamos novamente por motivo fútil e mesquinhos, fiquei tão arrasado que já se passaram 3 meses e a lembrança está "latente" ainda, obrigado pelo post, realmente não estou sozinho, belas palavras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De boa, pela sua descrição, sua ex não parece uma pessoa manipuladora; aparentemente, trata-se de um relacionamento conturbado.
      Foi você mesmo que tentou reatar (!), então a responsabilidade é, no mínimo, de ambos.

      Uma descrição mais abrangente de "manipulação", mais que não ter valores morais, é a ausência de remorso e culpa, o egocentrismo, e a tentativa constante de incutir culpa, insegurança, medo, dependência, na pessoa manipulada.

      Excluir
  12. Eu preciso de ajuda! Venho de uma família que há anos se intrometia em minha vida e como achava que era "preocupação" pelo meu bem estar aceitava. Até que resolvi ter minha vida mais independente, morar com a pessoa que me relacionava, foi aí que tudo desandou, meus pais começaram a me perseguir e de uma filha maravilhosa que era virei a pior em todos os aspectos, passaram a me criticar, a falar mal das minhas atitudes, a criar defeitos até em coisas que outras pessoas viam como qualidade, enfim, um inferno. Mesmo assim procurava manter a relação tentando compreende-los, foi quando engravidei e tive minha filha, aí começaram a querer controlar a minha vida de mãe, controlar com a minha filha. Diante de tantos insultos, brigas, pois quem quer oprimir e manipular quando não consegue mais, passa agredir e a punir, resolvi ter menos contato possível com eles (meus pais). Porém, eles ficam rondando, criando situações para me ver, ou melhor, ver a neta deles, usam a relação que eu tenho com meus irmãos para tentar realizar seus interesses, não aguento mais isso! São doentes e precisam se tratar, por que eles não me deixam em paz? Sou maior de idade, independente, pago as minhas contas, não devo nada a eles, pois fiz tudo que podia e eles ficam me pressionando? Deixo claro que mantenho as visitas pela minha filha de seis anos,que inclusive, não demonstrar a menor falta de vê-los. O que faço numa situação dessa? Como devo tratá-los? Uma das partes é a mais manipuladora, chega a sufocar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo primeiramente este texto; http://somospensadores.blogspot.com.br/2010/08/como-lidar-com-pessoas-manipuladoras.html

      Fica difícil tentar responder aqui por comentário, porém caso queira entrar em contato, este é meu e-mail: superpoisdron@hotmail.com

      Deus esteja contigo.
      Até mais.

      Excluir
  13. Sou a pessoas mais manipuladora que conheço!
    Falo isso livremente pq estou anônimo!
    Sinceramente não me acho uma pessoa ruim, e tenho esse “talento” já de criança.
    Já fiz diversos experimentos sociais usando amigos e conhecidos, apenas por curiosidade para testar o quando posso ser manipulador. Meu maior castigo é não poder contar as coisas boas que faço através do meu poder de persuasão.
    Tento nunca extrapolar limites e uso sempre para praticar o bem, não pq tenha medo ou para bancar o bonzinho, procuro usar isso para o bem por livre escolha, por satisfação pessoal. Nem sempre fui uma pessoa boa, já usei para vingança pessoal e para outras coisas que não tenho orgulho em ter feito.

    Hj apenas uso para meus estudos pessoais de convivência social.
    O que acontece quando uma pessoa mente muito? Mentiras realmente absurdas, coisas que ninguém acredita, e aquela pessoa fica conhecida como uma grande mentirosa, porem essas mentiras nunca foram mentiras, verdades camufladas por historias desencontradas e verdadeiras mentiras para desacreditar aquela pessoa.

    E quando aos poucos todos aqueles que julgaram o mentiroso começam a perceber que tudo era verdade por mais absurdo q seja, tudo era verdade!!
    E agora a pessoa que contava mentiras que não eram mentiras??
    O que acontece agora quando ela realmente conta uma mentira? As pessoas acreditam por perceber que essa pessoas falava sempre a verdade??
    O que acontece quanto um grupo de pessoas sentem culpa por não praticarem nenhuma ação social?
    O que acontece quando um outro grupo de pessoas acostumado com um estilo musical e a frequentar um ambiente [A] é influenciado progressivamente a escutar outro estilo musical e a frequentar outros ambiente [B]? E indo ainda mais longe é possível fazer com que essas pessoas deixem de gostar do antigo estilo musical?
    E fazendo tudo isso sem ser notado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não precisaria se preocupar com a verdade se não a disfarçasse. A verdade é boa e verdadeira por si só, maquiá-la com mentiras é tão ruim quanto apenas mentir. Mentir e manipular pessoas ainda é errado. Mas se você usar o que sabe apenas como persuasão, nunca usando de mentira, verá que é muito melhor. Tão bom que você não precisará fazer nada para se satisfazer. Pois se não percebe, se fazem coisas porque você manipulou, as pessoas não fizeram de boa vontade, então você engana a si mesmo tentando tirar proveito. Use apenas a verdade e aí sim, quando você diz "Sinceramente não me acho uma pessoa ruim", você estará falando a verdade, falará por ser verdade, não por ser uma justificativa.

      Excluir

Olá leitor, a melhor coisa para um blogueiro é ver um novo comentário, então se você leu o que penso, deixe eu ler também o que você pensa.

1- Dê sua opinião ou crítica. (sem agressividade)
2- Questione, você não precisa acreditar em tudo...
3- Sugestões são bem-vindas, fique à vontade.
4- Comentar é rapidinho, e sempre respondo.


-Comentários anônimos são aceitos, mas críticas anônimas não serão publicadas.
Obrigado e volte sempre. Sua leitura vale muito para mim!

Web Statistics