Eu li uma frase que me chamou um pouco a atenção, esta frase é de Santo Agostinho "A esperança tem duas filhas lindas: a raiva e a coragem. A raiva do estado das coisas e a coragem para mudá-lo", eu refleti um pouco e gostei muito, é interessante como podemos fazer a diferença.
Quando ficamos indignados com as coisas que não estão como deviam, com as injustiças que ocorrem e não deveriam existir, quando o mal no mundo toma conta, ficamos com raiva, pessoas criminosas, pedófilos, quando nos deparamos com estes casos, a reação das pessoas sempre é parecida...
Raiva do estado das coisas para começar, é um sentimento muito forte, é algo que nos dá força e nos impulsiona a fazer o que queremos, daí que vem a vingança, é claro que vingança não é bom, mas daí também vem a justiça, e justiça é algo que temos de lutar para acontecer. E coragem para mudar isto, a maioria das pessoas não têm, é muito difícil fazermos o que é preciso, se não fosse, o mundo seria justo, mas não é.
Amadurecemos, aprendemos, sofremos, vencemos, lutamos, e o tempo vai passando, podemos nos acostumar ao sistema, mas também podemos fazer a diferença, é preciso ter coragem, não existe resistência que seja superior, por isto a força para mudar as coisas é preciso ser gigantesca, e talvez por isto ele tem dito justamente da raiva, porque a raiva é um sentimento muito forte, e dá muita força para agirmos. Pense em alguém que feriu um ser amado, e verá como é a raiva neste estado.
Tudo isto ele diz para a esperança, a esperança existe quando vemos que algo está errado e nos indignamos, e com isto podemos mudar, isto dá esperança, faz nos levantarmos e acabarmos com as injustiças, é uma frase muito sábia, é um espírito que precisamos no mundo, precisamos da esperança, precisamos da raiva das injustiças, precisamos da coragem. Este mundo de esperança é feito das pessoas, de todas elas, enquanto houver pessoas assim no mundo, haverá esperança, vamos nos alimentar de coragem, e usar a raiva para o bem.
Saudações!
ResponderExcluirAMIGO, eu concordo com a sua análise sobre a frase de Santo Agostinho, e realmente se não estivermos receptivos passamos batidos ser analisar a sabedoria que contém. Parabéns pela excelente mensagem!
Ótimo Post!
Abraços,
LISON.
Obrigado, sempre é bom compartilhar estas sabedorias que são encontradas nas simples palavras.
ResponderExcluirObrigado! Muito bom esse texto. Reproduzido no meu blog para que outros possam refletir sobre as palavras.
ResponderExcluir