quarta-feira, 9 de junho de 2010

As filhas da Esperança: Raiva e Coragem.


Eu li uma frase que me chamou um pouco a atenção, esta frase é de Santo Agostinho "A esperança tem duas filhas lindas: a raiva e a coragem. A raiva do estado das coisas e a coragem para mudá-lo", eu refleti um pouco e gostei muito, é interessante como podemos fazer a diferença.

Quando ficamos indignados com as coisas que não estão como deviam, com as injustiças que ocorrem e não deveriam existir, quando o mal no mundo toma conta, ficamos com raiva, pessoas criminosas, pedófilos, quando nos deparamos com estes casos, a reação das pessoas sempre é parecida...

Raiva do estado das coisas para começar, é um sentimento muito forte, é algo que nos dá força e nos impulsiona a fazer o que queremos, daí que vem a vingança, é claro que vingança não é bom, mas daí também vem a justiça, e justiça é algo que temos de lutar para acontecer. E coragem para mudar isto, a maioria das pessoas não têm, é muito difícil fazermos o que é preciso, se não fosse, o mundo seria justo, mas não é.

Amadurecemos, aprendemos, sofremos, vencemos, lutamos, e o tempo vai passando, podemos nos acostumar ao sistema, mas também podemos fazer a diferença, é preciso ter coragem, não existe resistência que seja superior, por isto a força para mudar as coisas é preciso ser gigantesca, e talvez por isto ele tem dito justamente da raiva, porque a raiva é um sentimento muito forte, e dá muita força para agirmos. Pense em alguém que feriu um ser amado, e verá como é a raiva neste estado.

Tudo isto ele diz para a esperança, a esperança existe quando vemos que algo está errado e nos indignamos, e com isto podemos mudar, isto dá esperança, faz nos levantarmos e acabarmos com as injustiças, é uma frase muito sábia, é um espírito que precisamos no mundo, precisamos da esperança, precisamos da raiva das injustiças, precisamos da coragem. Este mundo de esperança é feito das pessoas, de todas elas, enquanto houver pessoas assim no mundo, haverá esperança, vamos nos alimentar de coragem, e usar a raiva para o bem.

3 comentários:

  1. Saudações!
    AMIGO, eu concordo com a sua análise sobre a frase de Santo Agostinho, e realmente se não estivermos receptivos passamos batidos ser analisar a sabedoria que contém. Parabéns pela excelente mensagem!
    Ótimo Post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, sempre é bom compartilhar estas sabedorias que são encontradas nas simples palavras.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado! Muito bom esse texto. Reproduzido no meu blog para que outros possam refletir sobre as palavras.

    ResponderExcluir

Olá leitor, a melhor coisa para um blogueiro é ver um novo comentário, então se você leu o que penso, deixe eu ler também o que você pensa.

1- Dê sua opinião ou crítica. (sem agressividade)
2- Questione, você não precisa acreditar em tudo...
3- Sugestões são bem-vindas, fique à vontade.
4- Comentar é rapidinho, e sempre respondo.


-Comentários anônimos são aceitos, mas críticas anônimas não serão publicadas.
Obrigado e volte sempre. Sua leitura vale muito para mim!

Web Statistics