sábado, 5 de junho de 2010

A importância dos relacionamentos.

Há algum tempo, eu acredito que as pessoas sempre nos fazem bem, são as únicas capazes de nos dar o calor que precisamos nos momentos difíceis, assim como eu disse no meu primeiro post As pessoas, como nos fazem bem..., eu vou demonstrar esta importância dos relacionamentos na vida das pessoas.

Um livro que eu li falava muito sobre relacionamentos, e dizia que isto era o que nos ajudava a superar qualquer trauma, por exemplo, quando alguém nos critica duramente, quando na escola a pessoa é humilhada, basta apenas um amigo, apenas uma pessoa que entenda, e que esteja do seu lado. Mas o que fazer quando se está só? Vou dar alguns exemplos que se fôssemos realmente solitários ficaríamos malucos, mas isto não acontece, uma frase que me chama a atenção, é o que Augusto Cury diz em um de seus livros, "Quando a sociedade nos abandona a solidão é suportável. Quando nós mesmos nos abandonamos, ela é intolerável."

Significa que mesmo sem pessoas por perto, podemos não nos sentir sós, no livro que falava muito sobre relacionamentos que li, Jesus, o maior psicólogo que já existiu tem uma parte que o que ajudou a pessoa a superar a dor, e o que passava, foi Deus, era o relacionamento da pessoa com Deus que a fez ser feliz novamente. Filmes como Eu sou a lenda e Náufrago mostram também que ficaríamos malucos se vivêssemos sozinhos, e precisamos de relacionamentos, reais ou não, com Deus, ou com nós mesmos.

Uma frase que digo é que o verdadeiro psicólogo não é aquele que dá o diagnóstico ao paciente e diz o que fazer para melhorar, mas sim aquele que faz o paciente se sentir um amigo, e o ajuda com o relacionamento criado, não dizendo o que a pessoa fazer, mas apenas o ajuda a encontrar o próprio caminho.

Em breve comentarei as conversas com Deus e a importância delas, a solidão não é uma coisa que depende das outras pessoas mas de nós, por isto tanta gente se sente só no meio de uma multidão, e tanta gente se sente bem "sozinha", são os relacionamentos, estar só é sombrio, não estar só é confortante, mesmo que seja para correr, chorar, reclamar, brigar junto, temos de valorizar os relacionamentos para compartilhar nossas conquistas e derrotas da vida, para sermos elogiados quando conquistamos e acolhidos quando erramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá leitor, a melhor coisa para um blogueiro é ver um novo comentário, então se você leu o que penso, deixe eu ler também o que você pensa.

1- Dê sua opinião ou crítica. (sem agressividade)
2- Questione, você não precisa acreditar em tudo...
3- Sugestões são bem-vindas, fique à vontade.
4- Comentar é rapidinho, e sempre respondo.


-Comentários anônimos são aceitos, mas críticas anônimas não serão publicadas.
Obrigado e volte sempre. Sua leitura vale muito para mim!

Web Statistics