sábado, 19 de junho de 2010

Por que analisar e julgar, se podemos refletir e interpretar?


Uma das coisas que eu chamo a atenção, e não gosto, é de julgar, eu também não gosto desta palavra, e talvez por isto também não goste muito do sistema da justiça como é, não cabe a nós nem ninguém julgarmos. Analisar é algo que fazemos o tempo todo e com todos, qualquer pessoa que olhamos, qualquer pensamento que temos, qualquer palavra que ouvimos, estamos sempre analisando, para depois julgar.

Porque refletir e interpretar. Bom, a reflexão é algo que gosto bastante, e a uso muito no meu dia-a-dia, devemos refletir sobre nossa vida, sobre as pessoas, tudo que acontece. Diferentemente de analisar, não tomamos conclusões, apenas fazemos questionamentos, temos várias formas de respostas, várias escolhas disponíveis, e não ficamos limitados à nossa mera opinião.

Interpretar é o que chamamos de nossa verdade, sabemos que só há uma verdade e não várias, mas eu digo nossa verdade, pois para mim, e creio que para muita gente, a verdade somente pertence a Deus, o que pode ser para nós uma coisa, para outra pessoa seria outra, como a terra que na verdade era quadrada, mas depois redonda, ou melhor oval, mas geograficamente falando a terra tem o formato da terra. Se tirarmos a água do planeta que formato ele teria?

Isto mostra que para nós a verdade é interpretativa, então devemos interpretar tudo, e não julgar como se soubéssemos do que estamos opinando, é a diferença de não apenas analisar como se tivéssemos capacidade para tal. Interpretar mostra de todos os ângulos que é nossa opinião, o que achamos, a verdade no nosso ponto de vista, é desta forma que devemos enfrentar tudo à nossa volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá leitor, a melhor coisa para um blogueiro é ver um novo comentário, então se você leu o que penso, deixe eu ler também o que você pensa.

1- Dê sua opinião ou crítica. (sem agressividade)
2- Questione, você não precisa acreditar em tudo...
3- Sugestões são bem-vindas, fique à vontade.
4- Comentar é rapidinho, e sempre respondo.


-Comentários anônimos são aceitos, mas críticas anônimas não serão publicadas.
Obrigado e volte sempre. Sua leitura vale muito para mim!

Web Statistics