sábado, 11 de setembro de 2010

A mídia: O quarto, e pseudo, poder.

Como sabemos há os poderes executivo, legislativo e judiciário, o quarto poder é uma expressão usada, talvez pela força que a mídia tem no nosso dia-a-dia. Para mim é um pseudo poder, e não é um bom poder como as pessoas pensam, a mídia não está aqui para sempre ajudar as pessoas, com alguns exemplos, explico porque penso assim.

Uma amiga me indicou como tema o caso do goleiro Bruno, ela também já tinha comentado como a mídia interferiu nisto. Então eu refleti sobre isto, quantas coisas será que acreditamos na mídia? Em modo geral, falando sobre leis e justiça, a mídia sempre passa intepretações equivocadas para as pessoas. Uma vez que a mídia tem o poder de dar informação, e faz isto de modo errado, está prejudicando todas as pessoas que usam deste meio.

A mídia é um pseudo poder porque ela não é como o executivo que faz funcionar, ou o legislativo que "toma conta", ou o judiciário que se ocupa em prevenir conflitos, etc. A mídia tem função de informar, e isto foi tão grande e importante que passou a ser chamado de quarto poder. Não é. A mídia se passar por verdade absoluta, ninguém dá uma notícia dando-nos a chance de interpretá-las, fazem isto por nós. Logo qualquer equívoco que tenham, nós estamos sujeitos a sofrer consequências.

Por isto eu não gosto da mídia, e não trato como confiável meios de comunicação de um lado, TV, rádio. É de se indignar ao ver como os programas influenciam as pessoas, pessoas da mídia não são preparadas para julgar, muito menos para dizer o que é verdade. Considero extremamente errado tratar a mídia como fonte confiável, pois é tudo controlado, é diferente da internet na qual qualquer pessoa tem liberdade, na mídia só é dito o que for "permitido".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá leitor, a melhor coisa para um blogueiro é ver um novo comentário, então se você leu o que penso, deixe eu ler também o que você pensa.

1- Dê sua opinião ou crítica. (sem agressividade)
2- Questione, você não precisa acreditar em tudo...
3- Sugestões são bem-vindas, fique à vontade.
4- Comentar é rapidinho, e sempre respondo.


-Comentários anônimos são aceitos, mas críticas anônimas não serão publicadas.
Obrigado e volte sempre. Sua leitura vale muito para mim!

Web Statistics