quinta-feira, 1 de julho de 2010

Não acredite em tudo que vê na TV...

Uma das principais frases não é esta. Vindo das pessoas mais velhas principalmente, e quando contamos algo meio estranho, é comum ouvir a frase, não acredite em tudo que vê na internet. Tem uma lógica, mas o correto seria questionar também os outros meios de informação que temos, como o jornalismo. Assim como quem tem o poder não sai dizendo a verdade para as pessoas, na mídia divulgam o que querem, suas vontades dependendo de como podem interpretar suas verdades. 

Não estou dizendo que a TV é mentirosa, ou que as informações e notícias que temos são falsas, mas sim que devemos também questioná-las, um jornal que mostra um fato é uma coisa, um jornal que mostra um fato e o interpreta de sua forma e diz isto como se fosse verdade é grave. A internet precisa ser valorizada neste ponto, pois não é nem um pouco. Apesar de estar cheia de "verdades" diferentes, ela também mostra muita coisa real, que de fato não poderíamos saber dos outros modos de comunicação. 

Quando vemos algo não devemos mudar nossa opinião só porque o que vimos é diferente do que pensamos. Se alguém falar não acredite em tudo que lê na internet, estará errado, pois quando temos informações que não podem ser divulgadas na TV, e embora acredite ou não, são coisas que aprendemos, e são coisas que podemos usar para refletir e descobrir a verdade. A TV e outros meios de comunicação usados para informações são bastante falhos quanto a dizer a verdade, pois ninguém pode nos garantir a veracidade de todos os fatos, e além, ninguém pode nos garantir que não escondem nada.

Nos programas de televisão vemos muita manipulação nas pessoas, antigamente política, era escandaloso. Hoje não vejo mais isto, mas ainda manipulam as pessoas de diversas formas. Por exemplo, sei que a maioria das pessoas assiste novelas, eu vejo propagandas dizendo que as novelas são baseadas na vida real que temos no dia-a-dia. Mas o que vemos nas novelas? Traições de todo o canto, amores que nunca acontecem, pessoas más, as novelas são cheias de pessoas más, crianças, cada vez mais jovens estão moldando como as outras crianças devem ser, totalmente como adultos se importando com coisas fúteis, estética...

Os programas de TV, estão cada vez mais apelando para mulheres em busca de audiência, fazem um humor totalmente forçado, mostram reality shows. Este é o tipo de cultura que queremos para os nossos filhos? O que uma pessoa pode tirar de bom de tudo isto? Além de uma diversão enganosa. Este é o tipo de coisa que entra na nossa mente. Procuramos aprender pela TV, não corremos atrás de livros, de informações de outras fontes, acreditamos sem questionar, o que foi falado é verdade para nós.

O meu mundo, a minha vida, o que olho à minha volta, eu não vejo que vejo na TV, eu vejo muita coisa boa nas pessoas, que está além de carnaval. Há pessoas interessantíssimas no mundo que se importam com muita coisa de verdade, há pessoas que não idolatram pessoas famosas, há pessoas que reconhecem o que deve ser o nosso molde para seguirmos. Se pararmos para pensar num momento, onde na televisão vemos o que vivemos? Em parte alguma, e é por isto que ela não é nossa realidade, devemos acordar e ver o que está do nosso lado, e ver o que está além do que dizem, não se limitar em acreditar facilmente, somos melhores que isto.

4 comentários:

  1. Sua visão é a mesma que tenho, Poisdron. Há muito tempo já não assisto TV aberta com frequência, salvo um ou outro Telejornal. Até existe bons programas que são exibidos fora do horário nobre.
    No meu caso, tenho o privilégio da TV por assinatura, porque oferece outras opções de entretenimento, mas infelizmente caiu na mesmice, pois os comerciais invadiram de vez.
    Já li que certos programas de TV têm audiência porque é o que o povo gosta, será? Talvez...
    Abraços, Yolanda

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu também nã costumo ver muito TV, programas de namoro, e baixaria é o que vemos na diversão em família...

    Talvez seja mesmo o que o povo gosta, é diversão gratuita, mas tem muita coisa boa também, interessante, só que a maioria das pessoas não prefere isto, e são poucos canais que não desistiram.

    Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. ultimamente me sinto muito mal vendo tv, principalmente a globo, no caso instituto royal, ao invés de procurar os dois lados da história, deixou de lado os ativistas...
    E ainda por cima dá sua opnião, tenta convencer o telespectador para seus interesses...
    Sem palavras...
    Parabens pelo post!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto me preocupa bastante, quando a tv "desmascara" algo, ou faz "revelações" importantes, a simples forma como é mostrada induz a pessoa a crer sem sequer questionar como seria o outro lado. Independente de qual seja a verdade, a ética sempre deve estar presente para a informação ser a mais imparcial e próxima da verdade.
      Obrigado pelo seu comentário.

      Excluir

Olá leitor, a melhor coisa para um blogueiro é ver um novo comentário, então se você leu o que penso, deixe eu ler também o que você pensa.

1- Dê sua opinião ou crítica. (sem agressividade)
2- Questione, você não precisa acreditar em tudo...
3- Sugestões são bem-vindas, fique à vontade.
4- Comentar é rapidinho, e sempre respondo.


-Comentários anônimos são aceitos, mas críticas anônimas não serão publicadas.
Obrigado e volte sempre. Sua leitura vale muito para mim!

Web Statistics