Ao contrário de manipulação, persuasão não é uma coisa ruim, e é algo que usamos o tempo todo, quando escrevemos, falamos, ensinamos... Diferentemente da manipulação, a persuasão não é apelativa, não é enganativa, na persuasão não se usa uma falsa aparência.
Dizendo arte, parece que estou dizendo que persuasão é uma coisa boa, e creio que seja. Sem persuasão não podemos ensinar alguém, e todas as ideias que temos seriam apenas para nós. Como mostrar algo ao mundo sem ser convincente? Seríamos apenas mais um, apenas um pensamento qualquer.
A persuasão deve ser limpa, nunca apelativa, não devemos forçar, e não devemos mentir ou enganar, também não omitir e não mudar a "aparência" das coisas, para persuadir temos que ser sinceros simplesmente, consigo mesmo e com os outros. Se não estamos convencidos do que falamos, quem irá se convencer? Nós sempre serviremos de primeiro exemplo, então é bom persuadir da mesma forma que gostaria que fosse consigo.
Porque persuasão é algo bom... Eu nunca li a Bíblia, já li um pouco do novo testamento, e vários textos de análises. Apesar de bastante conhecimento em certas coisas da Bíblia, nunca parei para ler inteira. Então eu estava lendo o começo, e algumas coisas são fáceis de se compreender, coisas que os líderes religiosos complicam...
Ele interpretam da forma deles, coisas que fazem as religiões perderem seu valor e respeito pelas pessoas. Foi aí que percebi, não devemos "acreditar" nestas palavras escritas, devemos "aprendê-las". Persuadir não é fazer acreditar, é ensinar. Agora fica claro por que persuasão é uma arte. E futuramente falarei mais sobre acreditar e aprender...
Uma vez tive que dar uma aula na escola dominical sobre o dízimo. Só que, pessoalmente, eu não tinha certeza sobre a obrigação do dízimo. Foi muito constrangedor...
ResponderExcluirHoje em dia, já li a bíblia e tenho a minha própria opinião formada sobre o assunto, e sei que eu não estava nem um pouco preparado pra dar uma aula como aquela aula.
"Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova." (Romanos 14:22)
Eu terminei de ler a bíblia num concurso de leitura bíblica pela internet, no ano passado.
ResponderExcluirRecomendo a todos:
http://www.vamoslerabiblia.com.br
Ps: E ainda por cima, ganhei um notebook ao final do concurso... sério!
:-)
O correto seria todo mundo ler a Bíblia, e não ficar submetido a ir na igreja apenas, porque as pessoas parecem que só vão por "obrigação", e por isto não compreendem. Seu exemplo foi muito bom, obrigado.
ResponderExcluirAgradeço a indicação,um ótimo modo de aprender também é pesquisando fontes externas da história bíblica, muita gente fala que a Bíblia é apenas um livro de conto, porém tem suas marcas dentro da história, e aliás, muitas coisas que aprendemos com a Bíblia é mais fácil compreender.