terça-feira, 6 de julho de 2010

A arte da persuasão.

Ao contrário de manipulação, persuasão não é uma coisa ruim, e é algo que usamos o tempo todo, quando escrevemos, falamos, ensinamos... Diferentemente da manipulação, a persuasão não é apelativa, não é enganativa, na persuasão não se usa uma falsa aparência.

Dizendo arte, parece que estou dizendo que persuasão é uma coisa boa, e creio que seja. Sem persuasão não podemos ensinar alguém, e todas as ideias que temos seriam apenas para nós. Como mostrar algo ao mundo sem ser convincente? Seríamos apenas mais um, apenas um pensamento qualquer.

A persuasão deve ser limpa, nunca apelativa, não devemos forçar, e não devemos mentir ou enganar, também não omitir e não mudar a "aparência" das coisas, para persuadir temos que ser sinceros simplesmente, consigo mesmo e com os outros. Se não estamos convencidos do que falamos, quem irá se convencer? Nós sempre serviremos de primeiro exemplo, então é bom persuadir da mesma forma que gostaria que fosse consigo.

Porque persuasão é algo bom... Eu nunca li a Bíblia, já li um pouco do novo testamento, e vários textos de análises. Apesar de bastante conhecimento em certas coisas da Bíblia, nunca parei para ler inteira. Então eu estava lendo o começo, e algumas coisas são fáceis de se compreender, coisas que os líderes religiosos complicam...

Ele interpretam da forma deles, coisas que fazem as religiões perderem seu valor e respeito pelas pessoas.  Foi aí que percebi, não devemos "acreditar" nestas palavras escritas, devemos "aprendê-las". Persuadir não é fazer acreditar, é ensinar. Agora fica claro por que persuasão é uma arte. E futuramente falarei mais sobre acreditar e aprender...

3 comentários:

  1. Uma vez tive que dar uma aula na escola dominical sobre o dízimo. Só que, pessoalmente, eu não tinha certeza sobre a obrigação do dízimo. Foi muito constrangedor...

    Hoje em dia, já li a bíblia e tenho a minha própria opinião formada sobre o assunto, e sei que eu não estava nem um pouco preparado pra dar uma aula como aquela aula.

    "Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova." (Romanos 14:22)

    ResponderExcluir
  2. Eu terminei de ler a bíblia num concurso de leitura bíblica pela internet, no ano passado.

    Recomendo a todos:
    http://www.vamoslerabiblia.com.br


    Ps: E ainda por cima, ganhei um notebook ao final do concurso... sério!
    :-)

    ResponderExcluir
  3. O correto seria todo mundo ler a Bíblia, e não ficar submetido a ir na igreja apenas, porque as pessoas parecem que só vão por "obrigação", e por isto não compreendem. Seu exemplo foi muito bom, obrigado.

    Agradeço a indicação,um ótimo modo de aprender também é pesquisando fontes externas da história bíblica, muita gente fala que a Bíblia é apenas um livro de conto, porém tem suas marcas dentro da história, e aliás, muitas coisas que aprendemos com a Bíblia é mais fácil compreender.

    ResponderExcluir

Olá leitor, a melhor coisa para um blogueiro é ver um novo comentário, então se você leu o que penso, deixe eu ler também o que você pensa.

1- Dê sua opinião ou crítica. (sem agressividade)
2- Questione, você não precisa acreditar em tudo...
3- Sugestões são bem-vindas, fique à vontade.
4- Comentar é rapidinho, e sempre respondo.


-Comentários anônimos são aceitos, mas críticas anônimas não serão publicadas.
Obrigado e volte sempre. Sua leitura vale muito para mim!

Web Statistics