sábado, 31 de julho de 2010

Como lidar com pessoas mentirosas.

Uma das dificuldades que temos com as pessoas é lidar com os lados ruins, e isto não é fácil, estarei escrevendo alguns textos sobre como lidar com certos tipos de pessoas no nosso dia-a-dia, pode ser útil, afinal os relacionamentos com qualquer pessoa, mesmo que não seja amigo ou colega, depende de sabermos lidar com elas. Lembrando que hoje irei falar de pessoas que mentem muito.

Pessoas mentirosas, mentir todo mundo mente, até mesmo sem querer, e não é de todo ruim. Porém há pessoas que fazem isto com frequência, e até parecem ser boas pessoas, mas sempre mentem. Nós podemos fazer algumas coisas para diminuir as mentiras, por exemplo, podemos simplesmente não levar a sério, porque a pessoa dificilmente esteja falando a verdade, não levar a mentira da pessoa a sério tira o valor do motivo pelo qual ela faz.

Uma coisa boa de se fazer é "transformar" a mentira em verdade, superestimando tudo que a pessoa diz, como ficar muito agradecido, valorizar a pessoa, elogiar, mostrar alegria, estas coisas farão a pessoa se sentir culpada por mentir (não é a principal ideia), mas o bom é que ela poderá voltar atrás, e se obrigará a cumprir com o que disse, a não ser que a pessoa seja muito fria, ela se importará com as consequências. Temos que estar certos que a pessoa está mentindo, não podemos ser injustos, é importante ter consciência. 

Outro exemplo é se você sabe a verdade, mas o que a pessoa conta é uma mentira, podemos fazer ela falar a verdade, neste caso superestimar não ajuda muito, pois a pessoa se sentirá melhor em ter mentido. O jeito é ser franco e sincero, e falar a verdade, demonstrar que você está fazendo uma troca, deixando o "mentiroso" se sentir seguro para falar qual seja a verdade que for. São coisas simples que podemos usar com as pessoas menos sinceras e procurar ter um relacionamento melhor.

7 comentários:

  1. Em santarém, há muitas mentiras, mentirosos e aldrabões...embora pareçam pessoas de bem...

    ResponderExcluir
  2. Em todo lugar tem isto, e temos que tomar cuidado com os que parecem de bem e mentem, pois os manipuladores são os mais perigosos.
    Obrigado pelo seu comentário!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Ola,sou uma pessoa aposentada,
    Minha familia era bem grande c/ 8 irmaos,eu a primogenita,tenho uma irma que mente muito,outra nao sabe dialogar, só fala c/ berros, a outra igual, eu nao nego me afastei de todas quando posso ajudar.sei que uma pessoa que tem o dom de mentir, é muito perigoso,como devo agir com pessoas assim?sei que nao e facil mas...gostaria de uma opiniao.
    obrigada...

    ResponderExcluir
  4. Olá, tem um texto que escrevi que pode ajudar um pouco, no link abaixo.

    http://somospensadores.blogspot.com/2010/08/como-lidar-com-pessoas-arrogantes.html

    Um livro que li e me ajudou muito a entender e lidar com pessoas difícies, foi o livro "Jesus, o Maior Psicólogo Que Já Existiu". Creio que isto possa te ajudar bastante também.

    http://somospensadores.blogspot.com/2010/07/jesus-o-maior-psicologo-que-ja-existiu.html

    É difícil lidar com pessoas assim porque não depende só de nós, mas da outra pessoa, portanto precisamos saber entender isto, que a razão é nossa e o nosso comportamento que vai fazer diferença nesta relação. A dica final como sempre é nunca jogar o mesmo jogo.

    Qualquer coisa continua comentando que eu respondo, abraços.

    ResponderExcluir
  5. Olá, obrigada pelo espaço. Conheci uma pessoa e começamos a nos envolver amorosamente, me pareceu a pessoa ideal, mas não demorou muito para eu começar a descobrir que a vida dele é uma mentira, ele mente em tudo de pequenas as grandes coisas, coisas que na grande maioria não agrega nada na vida dele ou de qualquer outra pessoa, mentiras banais,a vida dele é uma mentira; ele passou a creditar nas próprias mentiras como sendo verdes, ele sempre nega tudo e sempre dá um jeito de ser a vítima da situação e outro o vilão, sou sempre acusada como errada, todas as brigas segundo ele, sou sempre eu a errada. Gosto dele mas não consigo acreditar em mais nada do que ele fala e não consigo fazer com que ele veja que está errado e precisa de tratamento médico. Por favor me ajude, o que eu faço, não quero simplimente deixar ele, quero poder ajudar de alguma forma.
    Obrigda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana, comigo é exatamente igual li o que você escreveu como se eu tivesse escrito.

      Excluir
  6. Olá Mariana! Eu não tenho formação para ajudá-la. Mas tenho alguma experiência, por favor entre em contato comigo.

    superpoisdron@hotmail.com

    Poderemos conversar melhor e de forma privada. Eu entendo isto que está passando, e sei que parece um descontrole, como se fosse um vício.

    Vou aguardar seu contato!

    ResponderExcluir

Olá leitor, a melhor coisa para um blogueiro é ver um novo comentário, então se você leu o que penso, deixe eu ler também o que você pensa.

1- Dê sua opinião ou crítica. (sem agressividade)
2- Questione, você não precisa acreditar em tudo...
3- Sugestões são bem-vindas, fique à vontade.
4- Comentar é rapidinho, e sempre respondo.


-Comentários anônimos são aceitos, mas críticas anônimas não serão publicadas.
Obrigado e volte sempre. Sua leitura vale muito para mim!

Web Statistics