domingo, 14 de novembro de 2010

Livro: Jesus, o maior filósofo que já existiu.

 Este foi o primeiro livro sobre Jesus que eu vi em uma livraria, e graças a este livro me interessei em outros vários livros sobre Cristo, de forma que comecei a estudar este extraordinário homem. Porém apenas recentemente comprei este livro, e foi o último sobre Jesus que li. Jesus, o maior filósofo que já existiu. Conheça as ideias do maior pensador de todos os tempos. (Gostei desta última frase).

A proposta deste livro é falar sobre Jesus e sua filosofia, o autor define Jesus como a filosofia de Deus. Notei também como proposta do livro o autor "provar" que Jesus é Deus, literalmente. Apesar de no começo o autor dizer que vai falar sobre Jesus e sua filosofia, e portanto não há problema em ele ser cristão, há sim problema. Para quem não é cristão o livro pode ser um incômodo, pois é mais "religião filosófica" que filosofia de Jesus. 

Este livro é pequeno, 150 páginas, e a leitura apesar de filosófica é bastante leve, é um livro que pode ser terminado em pouco tempo. Para mim, apenas 1/3 deste livro é sobre a proposta principal, falar sobre a filosofia de Jesus, os outros 2/3, o autor fala apenas sobre sua própria moral religiosa, e sobre sua religião católica, sempre dizendo ela estar certa.

O autor chega ao ponto de dizer que não devemos seguir o cristianismo, mas seguir Cristo, porém no outro parágrafo ele fala do catolicismo, fala muito da religião, rituais e a igreja, e ainda fala muito também dos papas. Por incrível que pareça arranjou tempo até de falar que "santos" existem. Posso concordar que existam, porém seriam pessoas que foram para o céu, nada a ver com "milagreiros intercessores".

Percebi algo quase, senão totalmente, idêntico ao que contém no livro "A Cabana", que é sobre a trindade de Deus, que fala sobre o amor e família, e a trindade é – obrigatória – para Deus, caso contrário Ele não seria amor. É algo extremamente egocêntrico chegar a tal conclusão com base simplesmente na filosofia e chegar à certeza. Este livro é apenas 1/3 bom, o resto achei o livro muito ruim, talvez o pior que eu já li sobre este tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá leitor, a melhor coisa para um blogueiro é ver um novo comentário, então se você leu o que penso, deixe eu ler também o que você pensa.

1- Dê sua opinião ou crítica. (sem agressividade)
2- Questione, você não precisa acreditar em tudo...
3- Sugestões são bem-vindas, fique à vontade.
4- Comentar é rapidinho, e sempre respondo.


-Comentários anônimos são aceitos, mas críticas anônimas não serão publicadas.
Obrigado e volte sempre. Sua leitura vale muito para mim!

Web Statistics