Quando pensamos no amar o próximo, ou amar alguém muito, que é mais do que nós mesmos, pensamos, na maiorias das vezes, errado. Amar o próximo não significa deixar de amar a si mesmo. Ser a melhor pessoa possível para o próximo não implica não ser o mesmo para si.
O que é amar a si mesmo? Talvez seja estar de bem com a vida, apesar da felicidade não ser uma coisa que você planeja ter o dia todo, mas é uma coisa que você pode impedir que saia de perto de você. Amar a si mesmo é ser bom. Quanta gente por aí vive reclamando, de mal com a vida, porém não cuida de si mesmo... então quem fará?
Outra coisa, é que as pessoas próximas se importam conosco, mesmo que não pareça, amigos ou familiares sempre estão se importando com o que sente. Cuidar de si mesmo é cuidar dos que o amam, ninguém consegue ser feliz vendo alguém amado infeliz.
Se você não gosta de si mesmo o suficiente para se amar, faça pelos outros, pense no próximo. Quanta gente pensa em fazer besteira com a vida, porém, quem sofreria mais? Eu posso dizer, pois nem me permito pensar algo ruim mais, você também não gostaria de perder alguém. Nestes casos percebemos, que amar a si mesmo também é amar ao próximo.
O que você falou é a pura verdade, mas também amar a si mesmo demais é ruim, a pessoa se torna egocêntrica. Tudo em excesso estraga.
ResponderExcluirAh não podemos nos esquecer aquele que sabe si amar, também sabe amar o próximo; quando ama a si mesmo a gente acaba aprendendo a amar o próximo de um jeito diferente, de uma maneira melhor e isso só nós beneficia.
Exatamente Vivie, todos ganhamos, por isto o texto exalta o amor próprio para amar ao próximo, e não apenas si mesmo. Tem coisa mais nobre que isto?
ResponderExcluirObrigado pelo comentário.
Abraços.