Alguns casos de pessoas que são forçadas a matar para sobreviver podem servir de exemplo. Vamos imaginar que um grupo de pessoas ficou preso em certo lugar, sem comida, eles tiveram que matar um para sobreviver. Estas pessoas sobrevivem. Mas se acontecer de novo? Elas não matariam de novo? Uma pessoa que mata, matará outra vez, as pessoas não mudam, este é um motivo pelo qual muitos crimes ferem toda a sociedade.
Uma boa pessoa, alguém que até daria a vida por outra, e jamais iria matar outrem. Uma pessoa que prefere morrer de fome a matar. Esta pessoa sempre será boa como é, ela não mudará também. As pessoas guardam a personalidade própria desde criancinhas, e esta personalidade é uma essência da pessoa. Boa pessoa, boa pessoa; má pessoa, má pessoa.
Então se as pessoas não mudam, qual o significado de dizer que elas podem melhorar? É que através do livre-arbítrio temos a opção de aprender, e aprendendo nos tornamos mais maduros, melhoramos como pessoa, evoluímos. Uma pessoa pode melhorar cada vez mais, pois com conhecimento, a pessoa se aproxima da verdade, e se torna mais livre, até de si mesmo.
Eu citei os dois exemplos não para dizer que as pessoas melhoram, mas para mostrar que elas não podem mudar. Depois eu mostrei que na verdade o que acontece é a pessoa melhorar. Você pode se tornar alguém melhor, mas sempre será você mesmo, e dependendo do que aconteça, algo pode ativar novamente aquele seu eu oculto, mesmo você sendo melhor atualmente, é impossível mudar, seria matar uma parte de si, e isto não tem como.
É por isso que Deus quer que "matemos" o velho homem, para que possa nascer o novo.
ResponderExcluirSegundo Efésios 4, todos devem:
- Abandonar a mentira, dando preferência à verdade.
- Quando ficar bravo, cuidar para não pecar (e que a ira não dure até o outro dia).
- Ao invés de furtar, trabalhar (pra ter o que repartir com os que passam necessidade).
- Ao invés de usar palavrões, utilizar palavras que edifiquem os que te ouçam.
- Não entristecer o Espírito Santo de Deus, já que foi ele quem nos selou para o dia da salvação.
- Remover amarguras, raivas, gritos, blasfêmias, etc., dando lugar a atitudes positivas de bondade, misericórdia e perdão (afinal de contas, Deus também nos perdoou através do sacrifício de seu filho, Jesus Cristo).
Obrigado. Bem que falta isto para muitos cristãos que se convertem, mas não nascem de novo. Se você me entende, não é preciso nascer de novo para seguir um evangelho da prosperidade por exemplo.
ResponderExcluirMuito boa sua informação, até mais!