domingo, 25 de julho de 2010

Jesus, O Maior Psicólogo Que Já Existiu. Cristo e os relacionamentos.


Hoje vou mostrar um pouco de um dos melhores livros que eu já li. foi um livro fundamental na minha vida, graças a isto, pude conhecer um pouco do nosso Senhor Jesus Cristo, e sua sabedoria. Cristo de longe, não era apenas um homem, e neste livro poderemos conhecer um pouco melhor sobre Ele, e os relacionamentos.

Este livro foi escrito por um grande psicólogo, e o livro todo é o seguinte. É mostrado palavras de Jesus, parábolas, etc. E o autor comenta sobre, e mostra como ele usa isto com seus pacientes, e mostra que a psicologia usa das mesmas formas para lidar com as pessoas. Há várias histórias sobre seus pacientes, e com certeza podemos nos identificar com algumas, pois problemas todos têm. E há várias análises de Jesus também.

O livro começa de forma para que possamos entender as pessoas, e a melhor forma é conhecendo a si mesmo. Jesus compreendia as pessoas, por isto Ele as ensinava com parábolas, era a forma de ensinar. Quando entendemos as pessoas sabemos que todos somos imperfeitos, então o livro mostra bastante disto, é um dos pontos mais importantes na leitura, sabermos que somos todos imperfeitos e cheios de defeitos, pelo livro todo lemos isto.

É interessante que cada capítulo do livro, o autor conta histórias diferentes com seus pacientes, e além de nos identificarmos com algumas coisas, também aprendemos a lidar com tipos de pessoas, pessoas que usam dogmas por exemplo, não aceitam estar erradas, pessoas agressivas, etc. Isto ajuda muito nos relacionamentos com as pessoas. Foi uma coisa bastante importante que aprendi, que os relacionamentos tem um valor maior que imaginamos.

O autor comenta que para Cristo os pecados são as coisas que impedem os relacionamentos, e eu concordo com isto. Pois Jesus dizia que o mais importante não era saber o que não devemos fazer, mas amar, amar o próximo como a si mesmo, e isto está bem claro. Em partes como esta compreendemos um pouco a grandeza e sabedoria do nosso Senhor, Ele não era só alguém que fazia milagres, ou morreu por nós, mas o homem mais sábio de todos, e basta conhecer as palavras Dele para perceber isto.

Como eu já tinha citado antes, o livro não só ensina a conhecer as pessoas, mas também a si mesmo, então o livro é dividido em duas partes, a primeira conhecer as pessoas, e a segunda conhecendo a si mesmo. Na parte de conhecer a si mesmo, o livro fala um pouco mais das reações que temos, os sentimentos. Uma coisa que eu notei, é que o autor sempre fala da história de vida das pessoas, ele é freudiano, e eu não concordo muito com isto porque não funciona em tudo. Mas concordo que o passado em parte afeta as pessoas se não soubermos nos livrar deste lado ruim.

É uma ótima leitura, recomendado, um dos melhores livros que li, para quem gosta de psicologia, para quem quer conhecer melhor as  pessoas e relacionamentos, para quem quer ajuda ou saber ajudar, e para os cristãos. Vale a pena ler e conhecer um pouco melhor das pessoas, há várias histórias interessantes que são da vida real. Na próxima semana falarei de outro livro sobre Jesus Cristo.

2 comentários:

  1. Ola!sou cristã e comprei o livro "sem pensar"....fiquei com receio de o autor ir muito para o natural e esqucer que Jesus e o filho de DEUS...seu comentario me ajudou muito....temos mesmo que usar as ferramentas dadas pelo SENHOR para aprendermos a AMAR E AMAR DE VERDADE o proximo! Um abraço! A paz do senhor! Cris

    ResponderExcluir
  2. Olá, muito obrigado pelo seu comentário! Eu também já encontrei livros assim, como o conversando com Deus, o melhor mesmo é conhecer Cristo, um homem que por si só é a resposta, e faz todos nós crermos Nele.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Olá leitor, a melhor coisa para um blogueiro é ver um novo comentário, então se você leu o que penso, deixe eu ler também o que você pensa.

1- Dê sua opinião ou crítica. (sem agressividade)
2- Questione, você não precisa acreditar em tudo...
3- Sugestões são bem-vindas, fique à vontade.
4- Comentar é rapidinho, e sempre respondo.


-Comentários anônimos são aceitos, mas críticas anônimas não serão publicadas.
Obrigado e volte sempre. Sua leitura vale muito para mim!

Web Statistics