sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Mensagem para 2011: Vamos estimular a bondade!

Podemos olhar para as pessoas e dizer com facilidade aquele que é "gente boa", mais difícil é dizer quem é bom, um homem bom, mas acontece também. Há pessoas que podemos chamá-las de boas. O que creio ser muito difícil é alguém dizer que pratica a bondade, podemos dizer "sou bom", ou "sou uma boa pessoa". Mas dizer, "eu pratico a bondade" não.

Acontece porque somos bons por dentro, somos mais bons em pensamentos do que em ações, isto é indiscutível. Estimular a bondade é ainda mais difícil, você precisa saber aquilo que vai ensinar, precisa praticar aquilo que quer dar o exemplo, precisa sentir de verdade para passar aquela essência. Sejamos bons com os outros, o melhor que pudermos, devemos mostrar como se faz nós mesmos.
 

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

7 Blogs e autores que você precisa conhecer! Parte 2.

Vício do Momento Um blog que posso dizer que ainda é novo, é de uma amiga que fiz na internet há muito tempo. Em alguns textos aqui do blog cito esta amiga, ela é bastante engraçada e você vai perceber ao ler o blog dela. Fiquei feliz quando ela disse que ia fazer um blog, é uma grande amiga, e me encheu de orgulho! (hehe) Seu blog não tem um assunto específico, fala de tudo, animes, jogos, filmes, livros (que ela julga pela capa), e algumas coisas de menina. Enfim, todos têm seu vício, vale a pena se divertir neste lugar bastante agradável.

Cappuccino Literário
Sabe a amiguinha de cima? Pois esta daqui é outra amiguinha. Ela é o inverso da autora de cima, aliás, as duas são quase irmãs, grandes amigas! Seu blog é um pouco culto (ou nerd?), mas lendo os blogs paralelamente ainda podemos encontrar semelhanças nestas duas garotas. Fiquei feliz quando ela criou seu blog (orgulho de novo). É muito divertido ampliar esta vida virtual de modos bastante interessantes. Ela apesar de ser bastante jovem já se mostra uma pessoa bastante intelectual. Uma das amizades mais antigas que tenho na internet, minha eterna maninha!


7 Blogs e autores que você precisa conhecer! Parte 1.

Livre, Pensadora, Ativa e Feliz. Nem precisa dizer porque, só olhando o nome já diz tudo né... A autora deste blog foi a primeira amizade que fiz no mundo da blogosfera, amiga que inclusive me ajudou quando eu queria entrar para o curso de Direito, e tinha umas dúvidas. Seu blog é ao melhor estilo pensadora, ultimamente sem tempo a frequência diminuiu, porém não se preocupem, eu já cobrei para ela aparecer mais!

Portal Você para Deus
Um blog especial, que encontrei faz um tempo, de uma pessoa também maravilhosa que foi outra grande amizade que ganhei. Seu objetivo é pregar a verdadeira palavra de Deus, contra todo aquele escândalo que estamos cansados de ver. Uma grande honra que ganhei foi poder ser colunista deste blog, então quando escrevo um texto sobre Deus aqui, também é publicado neste blog, foi uma grande alegria para mim poder compartilhar. Pode-se dizer que é minha segunda casa.


segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Se Deus sabe nosso destino, como fica o livre-arbítrio?

Um dos argumentos de criaturas que não creem no Criador é que "se Deus sabe o que faremos, então significa que só há um caminho, que está tudo decidido, e que se há apenas um caminho, logo não há livre-arbítrio, apenas destino". Há uma interpretação equivocada neste modo de pensar, e vou explicar porquê.

Para Deus não há o tempo, o tempo é algo do nosso mundo físico, mas Deus é eterno, Ele era, é, e há de vir, para Deus não existe antes nem depois, existe o sempre, Deus é o criador do próprio tempo. A cada coisa que acontece a cada tempo nas nossas vidas fazemos escolhas, assim sofremos com a consequência, mas o tempo é só nosso, e só Deus sabe o que acontecerá, isto não nos impede das escolhas. Parece complicado entender? Vou explicar de um modo bem simples.

domingo, 26 de dezembro de 2010

4 livros que li em 2010 e valem relembrar!

A Cabana: Um livro que muitos aprovam e muitos reprovam, um assunto delicado, a proposta é falar sobre Deus, um fim de semana com Deus. As críticas dizem que há muitas heresias, porém este livro não foi escrito para ser publicado, e só foi publicado porque convenceram o autor, não há má intenção, este livro é apenas uma ficção, e quando lida assim vale a pena. É um livro único, foi o livro que eu poderia ler de novo após terminá-lo.

Jesus, O Maior Psicólogo Que Já Existiu: Eu li ao todo cinco livros com o tema sobre Jesus, e mais outros vários que também tem Jesus em seu conteúdo. Dentre todos coloco este aqui nesta lista porque foi o primeiro sobre Ele que li, e isto fez muita diferença na minha vida. Naquele tempo eu não era cristão, e neste livro comecei a aprender e a desfrutar a mente de Cristo, um homem Perfeito! Um livro que fala sobre as semelhanças entre a psicologia e ensinamentos de Cristo.

sábado, 25 de dezembro de 2010

O que dizer sobre o Natal?

Quem acompanha meu blog há muito tempo sabe que eu não costumo escrever sobre datas comemorativas e feriados, passam e eu fico neutro. Falar sobre estas datas é algo que todos fazem, mas eu não sinto necessidade, porém, Natal, eu acabo cedendo. Eu não sei o porquê, mas não é uma coisa comum, pois o meu Natal não é como para os outros.

Não me sinto bem nesta época, não aquela felicidade que o Natal supostamente deveria oferecer, talvez por este não ser o nascimento de Jesus, mas uma data simbólica disto, ou pelos rituais como pinheiros e presentes. Parece que festa e comida é tudo. Eu gostaria que o Natal fosse mais diferente, melhor aproveitado pelo seu significado, o nascimento de Jesus nosso Deus.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

As crianças e seus pontos-de-vista.

Ah, uma coisa que quero curtir muito num futuro não tão próximo, é poder educar uma criança, um filho sendo mais específico. É claro que é muito fácil ser maluco por crianças pequenas, todos gostam, todos querem um, se não fossem as responsabilidades... Mas algo que me deixa ainda mais interessado é a capacidade de ensiná-los. Dar o valor de Deus a uma criança, ajudar as pessoas, fazer ela pensar, explorar sua inteligência ainda pequenina.

Eu tenho que dizer porque é verdade, os adultos não se importam muito, com isto especificamente. Um adulto geralmente vê uma criança das perspectiva dele. A criança faz uma coisa boba e você ri, faz uma pergunta infantil e você não aproveita, aprende algo e você trata como se não fosse grande coisa... Uma criança é um mundo todo diferente, ela não é uma pessoa como eu e você, ela é pequenina, ela vê o mundo com outros olhos, pensa com outra mente, sente com outro coração.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Viver de verdade não é uma tarefa fácil.

Quando criei o blog, escrevi "Todos nós somos Pensadores, e são os pensamentos que mudam o mundo e a vida!". Mas eu não escrevi por escrever esta frase, ela tem um certo significado. Eu poderia ter escrito que os pensamentos fazem o mundo e a vida, se são capazes de mudar... Porém o mundo e a vida são feitos de outra coisa principal, além de sentimentos e pensamentos, é a atitude.

Eu estava conversando com um amigo meu, ele estuda psicologia, e sempre acontecem coisas que podemos comparar nas nossas vidas, porque são parecidas. Uma delas que posso usar agora, é que algo dentro de mim me diz para viver, não simplesmente viver como é todos os dias, mas viver de verdade, não sonhar, mas fazer serem realidade, mesmo que ninguém se importe e eu esteja só, algo clama para que a vida seja aproveitada, ela não pode ser desperdiçada.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O nosso conforto ruim.

Quando falo sobre materialismo, sobre medo, e outras coisas, sempre comento que as pessoas procuram conforto, hoje isto é regra, sempre estamos atrás de conforto. Uma delas é na alimentação, é diferente de algumas décadas atrás, compramos os produtos que às vezes são tão tóxicos quanto as drogas, e porque não? Alguns tipos de alimento você tem necessariamente que ingerir pouco, senão a saúde se tornará prejudicada.

Carros, indústrias, lixo, cada vez mais pessoas, a poluição é um problema de destaque, com o conforto a poluição surgiu, não falo do aquecimento global, mas do nosso ar respirado. É horrível ver quanta sujeira há neste mundo hoje, e não é coisa só do Brasil. A poluição está no ar, ar que hoje pode ser visto, ou até tocado dependendo do lugar. Respirar ar poluído não é uma ideia de conforto. 

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Livro: A Intimação

John Grisham é um advogado, e seus livros são romances policiais, muitos sobre o ramo, envolvendo advogados, alunos de Direito, e afins, temas que ele conhece muito bem, e que eu acho bastante interessante. A proposta é muito boa, para mim que gosto, não perdi a chance, e apesar de antes não ter lido nenhum livro do estilo policial, este me passou uma excelente impressão. Vale a pena conferir, este é apenas o primeiro de muitos livros do autor e do gênero que pretendo ler.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Quem tem ouvidos, ouça!

Eu estava lendo alguns blogs quando me deparei com um que dizia sobre erros da Bíblia, este blog eu já tinha visitado antes, e sempre fazem questão de criticar a Bíblia. Li quase tudo sobre os erros e não consegui terminar, é inacreditável o nível baixo de conhecimento bíblico que as pessoas que a criticam têm. É muita coisa ridícula, mas apenas falarei uma delas.

"Na Bíblia está escrito que o céu é um firmamento sólido", isto é mentira obviamente, o sólido é uma infeliz opinião, mas o firmamento de maneira alguma foi um problema, pois se trata da atmosfera terrestre. Isto me incomodou, porém deixei de lado, não vale a pena. Era madrugada, então quando fui orar, e como sempre peço sabedoria sobre estas coisas, acabei me lembrando deste assunto, então tive uma ideia, e voltei para o computador dar uma pesquisada.

O firmamento [que é o céu] como está na Bíblia, na verdade tem uma tradução melhor, e esta tradução é expansão, incrível não é? Nesta pequena pesquisa acabei aprendendo muito, até encontrei profecias realizadas, e outras coisas científicas explícitas na Bíblia, que foi de conhecimento da ciência milhares de anos depois. Foi suficiente para mim refutar aquele blog que eu li, mas não voltei lá, não valia a pena.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Dar lugar no ônibus.

É estranho fazer um post sobre isto, agora estou de férias, mas enquanto tenho aulas isto é algo frequente, eu vou de ônibus todos os dias para a aula, e vi e aprendi muita coisa. É inacreditável o número de jovens que pouco se importam com pessoas de idade, e poucas pessoas também, geralmente os mais velhos são os que ajudam quem precisa, o que é uma vergonha, isto porque tem lugares reservados, então seria no mínimo obrigação dar o lugar.

Quase sempre eu dava lugar, era algo que eu gostava, pois geralmente eu ganhava um sorriso de uma pessoa, mas isto não é tão simples. Primeiro porque é preciso ser alguém realmente de idade, fico sem jeito ao ver alguém que não parece ser do tipo que o banco é reservado, e aí não dou o lugar, pois a pessoa pode pensar que estou chamando de "velho". Quando estão longe também não posso dar lugar, pois alguém se aproveita, então procuro fazer quando a pessoa está mais próxima.

Nunca recuse um bom conhecimento.

É bom saber que aprendemos melhor as coisas que gostamos, se temos interesse nos aprofundamos e aprendemos muito. Mas o problema é querer apenas aprender o que gostamos. Nem ao menos tentamos fazer ficar mais divertido, aprender o que gostamos é fácil, mas até nas melhores coisas há as dificuldades que são difíceis e chatas, e se não aprendermos elas por causa disto, teremos um conhecimento deficiente.

Geralmente as pessoas gostam de atacar aquilo que não gostam, principalmente aquelas que gostam de se sentir superiores às outras. O pior não é simplesmente ser ofendido, pois podemos nos defender, o pior é ser ofendido por alguém que nem sabe o que está falando, em outras palavras, que ofende por pura ignorância. 

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

"Faça o que eu digo, não faça o que eu faço." [Refutado]

"'Um homem tinha dois filhos, e, dirigindo-se ao primeiro, disse: Filho, vai trabalhar hoje na minha vinha. Ele, porém, respondendo, disse: Não quero. Mas depois, arrependendo-se, foi. E, dirigindo-se ao segundo, falou-lhe de igual modo; e, respondendo ele, disse: Eu vou, senhor; e não foi.' Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram-lhe eles: O primeiro." [Mateus 21:28–31]

Esta parábola que Jesus contou ensina várias coisas, mas vou ressaltar principalmente aquela que levei no título do post. Jesus mostrou nesta parábola que o importante não é o que eles disseram, mas o que fizeram. Foi o primeiro filho que fez a vontade do pai, pois apesar de dizer que não queria, se arrependeu e fez. Já o segundo, mesmo tendo dito que ia fazer, não fez. Vimos que as palavras não importam se não forem a verdade, se não são o que acontecem.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

O estado de guerra será inevitável no mundo.

Poucas pessoas, muita harmonia, muita terra. Muitas pessoas, pouca harmonia, pouca terra. Quanto mais os anos vão passando maior é o crescimento global das pessoas, o que em poucos anos a população mundial aumenta mais do que em muitos anos atrás. O desaceleramento do crescimento é muito improvável de acontecer, pois a nível global não existe controle, o que existe é guerra.

Hoje já não é novidade falar sobre guerra, qualquer criança pequena que já consiga entender as coisas sabe o que é guerra, e sabe que é uma realidade presente e não um passado distante. Estas coisas acontecem, poderiam não acontecer antes, mas quanto mais pessoas, menos tolerância, o mundo se torna um lugar pequeno, e as grandes nações e povos idealistas entram em estado de guerra, de autoproteção.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A felicidade diminui a timidez...

A timidez, como insegurança ou desconforto, muita gente se diz tímido, mas a maioria que diz não é, e boa parte do que é sabe esconder isto muito bem, poucos tímidos saem por aí dizendo o que são, e se não dizem não se percebe. A pessoa ser mais reservada pode ser uma timidez, há pessoas que não gostam de falar em público, porém quando é preciso falam sem problema.

Qualquer pessoa é capaz disto, basta querer fazer algo que o nervosismo da timidez será superado no momento de falar. Mas timidez não é tristeza, às vezes parece que as pessoas mais quietas são as mais infelizes, não se engane, elas apenas demonstram menos a felicidade do que as outras pessoas, também, assim, têm mais facilidade de esconder quando se sentem mal...

domingo, 12 de dezembro de 2010

É preciso a ida para a volta.

Para mim pareceu uma eternidade este tempinho que fiquei sem publicar nada no blog. Não acontece sempre, mas às vezes é preciso, e como no título, o que seria do reencontro se não houvesse a despedida? Cada dia que fico sem escrever no blog é como se fosse algo tirado de mim, até pelas ideias que são tantas que surgem, e tanta coisa que quero e preciso compartilhar com vocês.

Às vezes ficamos sem tempo... mas é verdade que isto também não é desculpa, sempre temos tempo, e se há tempo para ler alguma coisinha também há tempo para escrever, ainda mais quando as ideias fluem. Porém, como digo, tempo até tem, o que não tem é cabeça, como provas e trabalhos no final de ano na faculdade, a coisa pesa, e eu não conseguiria escrever textos com qualidade sem cabeça para isto.

Web Statistics