sábado, 25 de dezembro de 2010

O que dizer sobre o Natal?

Quem acompanha meu blog há muito tempo sabe que eu não costumo escrever sobre datas comemorativas e feriados, passam e eu fico neutro. Falar sobre estas datas é algo que todos fazem, mas eu não sinto necessidade, porém, Natal, eu acabo cedendo. Eu não sei o porquê, mas não é uma coisa comum, pois o meu Natal não é como para os outros.

Não me sinto bem nesta época, não aquela felicidade que o Natal supostamente deveria oferecer, talvez por este não ser o nascimento de Jesus, mas uma data simbólica disto, ou pelos rituais como pinheiros e presentes. Parece que festa e comida é tudo. Eu gostaria que o Natal fosse mais diferente, melhor aproveitado pelo seu significado, o nascimento de Jesus nosso Deus.

Eu tenho uma amiga que é espírita, falei algumas vezes para ela pensar sobre o cristianismo, na verdade, quando eu era um perdido, o espiritismo dela até me ajudou, e muito, a chegar em Cristo, e aprender. Interessante que algumas diferenças são apenas nomenclatura das religiões. Ela dizia que eu era sensitivo, mas esta história fica para a próxima... Bom, esta minha amiga também não se sente muito bem nesta época do ano.  

Talvez coisas de pessoas espiritualistas. As pessoas consomem tanto em dezembro, que parece sinônimo de compras. Eu não sei quanto a vocês, às vezes o Natal não é alegre. Talvez porque a alegria deveria vir do nascimento de Jesus, e não das nossas festas e comidas. Talvez a alegria verdadeira do Natal esteja em seu significado. Quantas vezes Deus desceria do céu até aqui? Pois é, o Natal representa isto. 

Um Feliz e verdadeiro Natal, a todos, que sintam o verdadeiro significado e possam se alegrar pelo motivo desta data, que cada Natal possa ser cada vez melhor!

4 comentários:

  1. Oi amigo!
    Quem é vivo sempre aparece, mesmo que seja no Natal.
    Nossa! Que bom! Com você eu já conto com quatro pessoas que descobriram que o Natal é coisa inventada por uma grande companhia de refrigerante, que quer garantir as vendas anuais, já que no inverno o consumo é menor (gargalhadas).
    Deixando a minha particular "Teoria da Conspiração" de lado, historicamente instituiram o dia 25 de dezembro como o dia para se comemorar o nascimento de Jesus Cristo ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Natal).
    Sendo assim, podemos ficar a vontade em não nos deixarmos levar por convenções (mas bem que eu adorei ver o episódio de natal da turma da Mônica e ganhar um presente legal, isso é fato).
    Eu aproveitei a data para ficar em paz, refletir e agradecer pelo ano ter sido bom e compartilhar com quem realmente quer meu bem.
    Sendo assim deixo um abração para você e eum comentário enorme para poder "compensar" minha ausência.
    Te vejo, tomara que com mais frequência, no próximo ano!
    Abraços da amiga,
    Gy

    ResponderExcluir
  2. Olá querido,

    você não é o único a "não" entrar no espírito natalino. Isso é mais comum do que parece. Como você disse, esta é uma data simbólica, pois Jesus nasceu na páscoa. O que de verdade comemora-se é a festa pagã ao deus-sol (o que poucos sabem). E as pessoas, consumistas, veem a época mais como uma oportunidade de compras que de confraternização. Às vezes não me sinto bem, também. Embora seja a época do ano que eu mais aprecie.

    Você passou em meu blog e comentou sobre uns livros. Queria te falar que o livro "O Profeta" não é uma história. É uma série de tópicos que são discutidos ao longo da obra. Temas como morte, vida, filhos. Mas não há uma história.

    Com relação a obra do Augusto Cury (vejo que gostas tanto dele quanto eu), "De gênio e louco todo mundo tem um pouco", quando você parar para ler verá que se tratá mesmo de uma síntese da saga "O vendedor de sonhos". Ele sequer se dá ao trabalho de modificar alguma coisa.


    Xêro!

    ResponderExcluir
  3. Amiga Gy,

    que bom te ver por aqui, eu concordo com você, o Natal é algo aqui de dentro, pena que perdi o episódio da turma da mônica. kkkkk
    Parece que voltamos a ser criança, e isto é muito bom.
    Amiga, vê se não some de novo, quero te ver com mais frequência também, forte abraço!

    Juliana,

    muito obrigado pelo sua presença em meu blog, é bom saber que mais pessoas sabem como nos sentimos. Sobre a data, acho que você está certa, só não tenho certeza se o 25 de dezembro tem algo a ver com o deus-sol, pois me parece que esta data foi criada.

    O livro "O Profeta" me parece interessante, o de Cury, vendo parece que é um livro comercial, alguns livros dele são penosos de ler. Então agradeço muito por se dar ao trabalho de me ajudar. Em breve visitarei seu blog. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo que enviou o último comentário(sobre ateus e céticos), você quer que eu publique o texto como post? Eu não deixo nos comentários porque há endereços de e-mail, e acho que não posso fazer isto.

    Você pode me responder pelo e-mail do perfil, ou aqui mesmo.

    Até mais, abraços!

    ResponderExcluir

Olá leitor, a melhor coisa para um blogueiro é ver um novo comentário, então se você leu o que penso, deixe eu ler também o que você pensa.

1- Dê sua opinião ou crítica. (sem agressividade)
2- Questione, você não precisa acreditar em tudo...
3- Sugestões são bem-vindas, fique à vontade.
4- Comentar é rapidinho, e sempre respondo.


-Comentários anônimos são aceitos, mas críticas anônimas não serão publicadas.
Obrigado e volte sempre. Sua leitura vale muito para mim!

Web Statistics