"'Um homem tinha dois filhos, e, dirigindo-se ao primeiro, disse: Filho, vai trabalhar hoje na minha vinha. Ele, porém, respondendo, disse: Não quero. Mas depois, arrependendo-se, foi. E, dirigindo-se ao segundo, falou-lhe de igual modo; e, respondendo ele, disse: Eu vou, senhor; e não foi.' Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram-lhe eles: O primeiro." [Mateus 21:28–31]
Esta parábola que Jesus contou ensina várias coisas, mas vou ressaltar principalmente aquela que levei no título do post. Jesus mostrou nesta parábola que o importante não é o que eles disseram, mas o que fizeram. Foi o primeiro filho que fez a vontade do pai, pois apesar de dizer que não queria, se arrependeu e fez. Já o segundo, mesmo tendo dito que ia fazer, não fez. Vimos que as palavras não importam se não forem a verdade, se não são o que acontecem.
Uma coisa ensinada também é o arrependimento, nesta parábola. Mesmo não tendo dito as coisas certas, você ainda pode fazê-las, não importa se você errou, importa que depois acertou pois se arrependeu. O mesmo vale para fazer o errado, de nada vale uma palavra, se mostrar, e depois em oculto não é o que diz, as palavras não valem mais do que as ações.
E como Jesus agia? Ele não apenas dizia como amar, Ele amava, não apenas ensinava, mas praticava, não apenas dizia para dar a outra face, mas o fazia. Há, hoje, muitos cristãos que chamam Jesus de Senhor, mas cometem pecados em oculto, não praticam a bondade... O importante não é a palavra, mas a ação, você pode errar ao falar, mas sempre poderá se arrepender, e o que conta é o fruto que você produz, e não o que diz produzir.
É Verdade!
ResponderExcluirHoje muitos levam em consideração as palavras, mas esquecem que é os atos que valem!
Como você disse, Jesus não só falou ele fez, ou seja, comprovou os seus ensinamentos em atos!
Abraços!!
Jesus ensinou da melhor forma, pois é vendo o exemplo o jeito mais fácil de aprender, saindo da teoria. Nada melhor que o próprio Deus para ensinar, pois não precisamos seguir ensinamentos, mas Ele próprio. A definição de cristão pode ser alguém que tenta ser como Cristo, é o que devemos fazer para nos tornarmos pessoas cada vez melhores.
ResponderExcluirObrigado pelo comentário.
Abraços!