sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Dar lugar no ônibus.

É estranho fazer um post sobre isto, agora estou de férias, mas enquanto tenho aulas isto é algo frequente, eu vou de ônibus todos os dias para a aula, e vi e aprendi muita coisa. É inacreditável o número de jovens que pouco se importam com pessoas de idade, e poucas pessoas também, geralmente os mais velhos são os que ajudam quem precisa, o que é uma vergonha, isto porque tem lugares reservados, então seria no mínimo obrigação dar o lugar.

Quase sempre eu dava lugar, era algo que eu gostava, pois geralmente eu ganhava um sorriso de uma pessoa, mas isto não é tão simples. Primeiro porque é preciso ser alguém realmente de idade, fico sem jeito ao ver alguém que não parece ser do tipo que o banco é reservado, e aí não dou o lugar, pois a pessoa pode pensar que estou chamando de "velho". Quando estão longe também não posso dar lugar, pois alguém se aproveita, então procuro fazer quando a pessoa está mais próxima.

É interessante que alguns não aceitam o lugar, outros temos que avisar para a pessoa sentar. Até agora só um senhor não me agradeceu, ou sorriu, eu gosto quando se alegram, mas ao mesmo tempo fico pensando; não é nada mais que uma obrigação dar lugar para pessoas que precisam mais, ainda mais em locais reservados, e eles agradecem, isto não é preciso... é direito deles.

É bom que geralmente se alguém vê isto, também faz, apesar de nem todas as situações serem adequadas, pois uma coisa é você oferecer o lugar, outra é deixá-lo vazio para que qualquer um, ou ninguém, sente. Às vezes uma pequena mentira "já vou descer", mas é muito bom, afinal ficar sentado no ônibus não é o importante para quem pode dar o lugar. Pena que há o mau costume, e existe muita gente sem vergonha alguma, que não dá nem os lugares reservados para quem precisa.

4 comentários:

  1. Oi!! Tem razão, essa questão de ceder o lugar é muito complexa...mas também tem o outro lado, as pessoas precisam aprender a conhecer seus direitos e brigar por eles ,não podem ficar a vida inteira esperando que os outros sejam gentis ...quando eu ficar velhinha, eu vou detonar !! Não vou ficar a merce da boa vontade alheia....enfim, passei aqui para agradecer humildemente seus comentários no meu broguinho.Gosto muito das coisas que vc diz, agradeço a atenção e sempre séra bem vindo naquelas terras!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá! Faço das suas palavras, as minhas, é isto que penso quando parecem tão agradecidos, isto deveria ser algo comum, pois é um direito deles. É muito legal ver alguém que briga por seus direitos!

    Faz algum tempo que acompanho seu blog, e sempre gostei de ler, mas agora com mais tempo eu aproveito melhor, gosto muito de seus textos, e você também é muito bem vinda aqui.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Acho que as pessoas de hoje são nessa questão um tanto mal educadas! Se já fizeram um acento reservado para idosos e pessoas com deficiência o mais certo a se fazer é dar o lugar!
    Ainda mais nesse transporte coletivo que temos no Brasil que é uma porcaria! Coitado do idoso e das pessoas com deficiência, depender de certas pessoas mal educadas né?
    Mas são poucos que como você dão lugar a idosos e deficientes!!! Parabéns!!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  4. Olá, obrigado! E como são mal educados viu, é muita falta de vontade mesmo, mas chegará a vez deles também, não é? Por isto são coisas que parecem tão importantes, pois não são respeitadas.

    Abraços!

    ResponderExcluir

Olá leitor, a melhor coisa para um blogueiro é ver um novo comentário, então se você leu o que penso, deixe eu ler também o que você pensa.

1- Dê sua opinião ou crítica. (sem agressividade)
2- Questione, você não precisa acreditar em tudo...
3- Sugestões são bem-vindas, fique à vontade.
4- Comentar é rapidinho, e sempre respondo.


-Comentários anônimos são aceitos, mas críticas anônimas não serão publicadas.
Obrigado e volte sempre. Sua leitura vale muito para mim!

Web Statistics