terça-feira, 26 de outubro de 2010

Compreender não é interpretar.

O grande erro quando temos uma verdade pela frente é querer interpretá-la, quando de fato existente, não faz sentido interpretar uma verdade. Isto seria coisa apenas para filósofos, hoje em dia há muitas "verdades", ela é difícil de encontrar, na maioria das vezes interpretativa, assim como a religião e ciência, mas quando a verdade está visível aos olhos não devemos interpretá-la.

Por exemplo, quando a verdade é interpretativa ela não é clara, assim como a nossa realidade, porém se está chovendo, esta é a verdade, e nem por isto você precisa interpretá-la, é questão de compreender, está caindo água do céu, logo está chovendo. Usando assim a razão e compreendendo, pois a razão não distancia da verdade, mas aproxima.

Então devemos compreender, não mudar nas palavras o que está escrito. Vou usar como exemplo a Bíblia, que é uma verdade, muitas pessoas dizem que ela deve ser interpretada, está errado! Se interpretarmos a Bíblia não será nela que iremos acreditar, mas em nós mesmos, algo familiar. Porém se compreendermos a Bíblia, que é uma verdade, estaremos realmente fazendo uso da razão.

Ao ler um texto no qual é colocado uma opinião, ou seja uma não-verdade, talvez ele deva ser interpretado e não compreendido. A compreensão aqui vale para verdades, e não para interpretações. Ler um texto sendo um leitor neutro é extremamente difícil, sempre vai ter sua opinião no meio, e assim você irá ver com um ponto de vista diferente do autor, ao contrário da verdade que é uma e não apenas uma questão de perspectiva.

3 comentários:

  1. Lendo uma segunda vez este texto, porém com uma visão sobre Deus, o texto pode tomar outro rumo, querendo dizer outra coisa.

    Por isto ele deve ser interpretado, você só compreende algo que tem apenas uma direção.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!!

    Esse exemplo que você deu sobre a bíblia, concordo com você!

    As pessoas tentam interpretar a bíblia, e no final falam besteira! Agora quando se compreende a Bíblia, você pode pratica-la porque ai você não estará praticando o que você acha ser a verdade, mas sim a verdade!

    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Exatamente, você disse tudo! Isto ainda acontece talvez porque algumas pessoas ainda não estão prontas para crer, e o fazem de modo que se sentem mais confortáveis.
    obrigado pelo comentário.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Olá leitor, a melhor coisa para um blogueiro é ver um novo comentário, então se você leu o que penso, deixe eu ler também o que você pensa.

1- Dê sua opinião ou crítica. (sem agressividade)
2- Questione, você não precisa acreditar em tudo...
3- Sugestões são bem-vindas, fique à vontade.
4- Comentar é rapidinho, e sempre respondo.


-Comentários anônimos são aceitos, mas críticas anônimas não serão publicadas.
Obrigado e volte sempre. Sua leitura vale muito para mim!

Web Statistics