segunda-feira, 31 de maio de 2010

O paradoxo das fronteiras tecnológicas.

Desde o início da humanidade o homem foi evoluindo, foi aumentando sua inteligência, suas capacidades, e transformando o mundo à suas vontades, a mente humana se desenvolveu, a inteligência, o conhecimento no mundo. O número de informações diárias que aprendemos hoje em dia é extremamente grande, e muitas vezes complexo, surgiu a tecnologia, a internet, os nossos confortos, a humanidade cada vez mais ao passar dos tempos foi se tornando materialista.
   
A mente humana é a grande responsável pela criação da tecnologia, sendo uma das principais a internet, mas não é só a cabeça das pessoas que faz a tecnologia, a tecnologia também faz a cabeça das pessoas, ela nos dá um padrão de vida, nos dá um conforto irrecusável, a tecnologia, e a internet criou as pessoas que conhecemos hoje. O nosso mundo evolui quando temos tecnologia cada vez mais avançadas, a ponto de explorar outros planetas, ver através dos objetos e pessoas, criar buracos negros, e até ler pensamentos, entre outros. Porém isto é a tecnologia evoluindo, e não a humanidade, nós não a usamos para viver, geralmente vivemos para a tecnologia, que nunca foi tão importante como é hoje.
    
Com a tecnologia somos cada vez mais capazes de fazer mais coisas com mais facilidade, mas nos tornamos cada vez mais incapazes de fazer as coisas sozinhos. Tudo fica difícil sem a energia elétrica, água potável, diversão que vem da tecnologia, celulares e mais. Com a internet como diz uma frase paradoxal “aproxima os distantes, mas distanciam os próximos”, isto significa que podemos conhecer pessoas do mundo todo, manter contato com pessoas que nunca vimos e participar de mundos que seria impossível saber sequer que existem, mas ficando no computador ficamos mais distantes da família, dos amigos, esquecemos da forma de comunicação que é a principal, acabamos saindo do nosso verdadeiro “mundo”.
   
A tecnologia se torna um herói para quem pensa de um modo “normal”, mas é um vilão para quem abre os olhos. Mal sabemos o que é natureza, mal sabemos a beleza do céu, das estrelas -até porque hoje a tecnologia está nos tirando este privilégio com seus contras diretos- não sabemos o quanto as pessoas têm a oferecer, o quão bom é ver que o mundo é todo maravilhoso sem a tecnologia, imaginar, será que somos mais felizes do que as pessoas do início dos tempos onde apenas existia natureza. Temos facilidade para chegar onde queremos, mais qualidade na saúde, segurança, nos produtos que consumimos, isto de modo geral, mas a cada ponto positivo, podemos acabar tendo dois negativos.
   
O nosso mundo está quase “apocalíptico”, não pelos desastres naturais, pois são naturais, mas pelo governo, pela tecnologia que cada vez mais visa o controle humano, temos a cada dia menos liberdade, se não usarmos da tecnologia podemos ser condenados a viver fora da sociedade, e como já nascemos com isto, também poderemos ser condenados à infelicidade materialista. Muitas pessoas ganham uma chance na vida graças à tecnologia da internet, pessoas conhecem pessoas que os fazem felizes, ficam famosas, ganham tantas conquistas quanto puderem, aprendem, ensinam, fazem amigos, se divertem, a tecnologia se tornou mais parte das pessoas, do que as próprias pessoas e o mundo à volta.
    
Nem herói nem vilã, nem benéfica nem maléfica, nem necessidade de sobrevivência nem apenas lazer, nem a nossa vida, mas nem futilidade, a tecnologia e a internet têm cada vez um avanço maior, mas também uma regressão, infelizmente a nós pessoas humanas, cada vez menos naturais. A tecnologia foi feita para nos servir, mas quem está eternamente escravizado é a própria humanidade, uma vida paradoxal que atingimos, no qual as escolhas fazem bem e mal, criticamos, mas não podemos viver sem, elogiamos, mas nos humilhamos pela mesma, este é o mundo tecnológico.

Um comentário:

Olá leitor, a melhor coisa para um blogueiro é ver um novo comentário, então se você leu o que penso, deixe eu ler também o que você pensa.

1- Dê sua opinião ou crítica. (sem agressividade)
2- Questione, você não precisa acreditar em tudo...
3- Sugestões são bem-vindas, fique à vontade.
4- Comentar é rapidinho, e sempre respondo.


-Comentários anônimos são aceitos, mas críticas anônimas não serão publicadas.
Obrigado e volte sempre. Sua leitura vale muito para mim!

Web Statistics