segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

E se o Destino for uma ação, e o livre-arbítrio uma reação?

Imaginem só, Deus coloca uma situação na sua frente, de modo que desde seu pensamento, até o sentimento, será uma reação. Este texto é uma continuação do texto "Vivemos do presente ou do passado?" como é um raciocínio muito extenso não teve como colocar tudo em um texto apenas. No primeiro texto falo sobre a influência do passado na nossa vida, e agora vou aprofundar um pouco mais o assunto, falamos sobre nossas atitudes, se você não entender tudo bem, pois foi complicado pensar nisto.

Não é a primeira vez que deixo destino e livre-arbítrio juntos conciliados. Primeiro um exemplo fácil, penso que a melhor maneira de explicar alguma coisa é primeiro demonstrar que é verdade, então para explicar a ação e reação vou dar uns exemplos. A visão é uma reação à luz, a audição ao som, o paladar ao sabor, o tato às mais variadas sensações. Só sabemos que gostamos de alguém ao conhecer a pessoa, temos amigos após um vínculo, rimos porque é um resultado da mente.

Agora já temos meio caminho andado. Se você oferecer uma barra de chocolate a um viciado em chocolates, você de certa forma estará manipulando o futuro desta pessoa, é quase certo que a reação da pessoa seja aceitar, é aí que entra o destino. Mas a liberdade existe, a pessoa poderia estar doente, ou procurando evitar chocolates justo neste momento. Então as nossas reações não são cegas, às vezes podemos querer algo mais do que tudo e não se mexer, e vice-versa. Da reação somos donos, por mais que o destino faça as coisas acontecerem.

Agora podemos nos divertir com estas filosofias malucas e [quem sabe] verdadeiras. Será possível existir um conflito entre ação e reação?  Ainda ninguém descobriu como controlar o tempo, nem as pessoas, nem tudo, então significa que as ações acontecerão queira ou não. Mas as reações ninguém pode tirar de nós, tão importantes que mesmo erradas, Deus deixou para nós. O que Deus dá, ninguém tira, podemos fazer o que quiser na vida, pois coisas boas e ruins acontecem [ação], mas o que importa é como nos sentimos em relação a elas [reação].

2 comentários:

  1. No começo estava sim meio complicado, mas o ultimo paragrafo me fez entender!
    Ainda não havia pensado nisso: "E se o destino for uma ação, e o livre-arbítrio uma reação?"

    Acho que não teria graça viver num mundo sem o livre-arbítrio, acho que é como você falou:"... as reações ninguém pode tirar de nós, tão importantes que mesmo erradas, Deus deixou para nós."

    Acho que essa frase resume muita coisa, sem o livre-arbítrio seriamos soldadinhos de chumbo, mas como nem Deus interfere nas nossas escolhas somos livres para escolhermos como reagir as ações da vida!

    Até mais!!
    Abraçosss!

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo, acho que vendo os pecados podemos entender a importância desta liberdade, o pecado é algo que Deus nunca faria, mas apenas nós.

    E é tão bom saber que mesmo sendo ovelhas perdidas, o Bom Pastor veio até nós.

    Grande Abraço!!

    ResponderExcluir

Olá leitor, a melhor coisa para um blogueiro é ver um novo comentário, então se você leu o que penso, deixe eu ler também o que você pensa.

1- Dê sua opinião ou crítica. (sem agressividade)
2- Questione, você não precisa acreditar em tudo...
3- Sugestões são bem-vindas, fique à vontade.
4- Comentar é rapidinho, e sempre respondo.


-Comentários anônimos são aceitos, mas críticas anônimas não serão publicadas.
Obrigado e volte sempre. Sua leitura vale muito para mim!

Web Statistics