segunda-feira, 31 de maio de 2010

O paradoxo das fronteiras tecnológicas.

Desde o início da humanidade o homem foi evoluindo, foi aumentando sua inteligência, suas capacidades, e transformando o mundo à suas vontades, a mente humana se desenvolveu, a inteligência, o conhecimento no mundo. O número de informações diárias que aprendemos hoje em dia é extremamente grande, e muitas vezes complexo, surgiu a tecnologia, a internet, os nossos confortos, a humanidade cada vez mais ao passar dos tempos foi se tornando materialista.
   
A mente humana é a grande responsável pela criação da tecnologia, sendo uma das principais a internet, mas não é só a cabeça das pessoas que faz a tecnologia, a tecnologia também faz a cabeça das pessoas, ela nos dá um padrão de vida, nos dá um conforto irrecusável, a tecnologia, e a internet criou as pessoas que conhecemos hoje. O nosso mundo evolui quando temos tecnologia cada vez mais avançadas, a ponto de explorar outros planetas, ver através dos objetos e pessoas, criar buracos negros, e até ler pensamentos, entre outros. Porém isto é a tecnologia evoluindo, e não a humanidade, nós não a usamos para viver, geralmente vivemos para a tecnologia, que nunca foi tão importante como é hoje.
    

domingo, 30 de maio de 2010

A linguagem de ensinar.

Com tudo que eu observo, e com tudo que percebo como adquiro conhecimento, aprendo, às vezes passo isto a frente, eu vejo que há uma linguagem que é a melhor para se ensinar, é a linguagem das ações, dos exemplos, dos gestos, fazer o que gostaríamos que os outros façam, toda e qualquer linguagem prática, não sendo apenas palavras ou teoria.

A pior falha de todas quando falamos em ensinar é dizer "faça o que eu digo, não faça o que eu faço", é dizer que nada vale saber o que é certo ou errado, é tirar de você a confiança da pessoa que está ensinando, é mostrar que mesmo sabendo o certo, o errado parece ser melhor, pois é o que acontece.


sábado, 29 de maio de 2010

Ausência de luz.

Acreditar em si mesmo é fundamental para a vida, precisamos disto não só para sermos felizes, ou fazermos as coisas darem certo, mas porque precisamos viver de verdade, ser feliz com tudo que está ao nosso redor, não se abalar facilmente, devemos sentir o prazer de comemorar a vida todos os dias, mesmo quando tudo parecer perdido, mesmo que tenhamos vontade de desistir, nós podemos simplesmente parar para respirar, simplesmente tomar fôlego, planejar nossos sonhos, encontrar o caminho da paz...

As pessoas difíceis são as melhores de se conquistar.

Jesus Cristo disse para amarmos o nossos inimigos, ele mostrou que não adiantava apenas amarmos as pessoas que amamos, pois isto é fácil, mas também deveremos amar as pessoas que não gostamos. Às vezes as pessoas não entendem o porque de gastar tanta energia com pessoas que não valem a pena...

Quando Jesus disse para amar os inimigos, como já li muito sobre este, ele quis dizer que não era amar de sentimentos, ele não quis dizer "gostar" dos inimigos, mas quis dizer para sermos bons para estas pessoas, para fazer com elas o que gostaríamos que fizessem com a gente, para tratá-las como pessoas amadas, para sermos bons de coração. Jesus fazia isto, ele nunca lutou e perdoou seus inimigos, mesmo quando foi morto, ele não resistiu, ele amou seus inimigos até o fim.


Crianças de rua são crianças?

Por todo lugar que passamos, há crianças de rua, e mais, crianças de rua que trabalham, pedem esmolas, são os “homens da casa” podendo assim dizer. O analfabetismo, a pobreza, a violência, é reflexo, as crianças que não têm infância vivem uma infelicidade, deveriam estar na escola, mas aprendem na rua, se alimentam no chão, se mantêm da pura -bondade- das pessoas que estão à volta, e não o bastante é uma tarefa lucrativa para a família destes.

Talvez o maior vilão que pode vir à cabeça no momento, é a bolsa família, criada pelo presidente Lula, quando retirada a bolsa escola, ficou claro, que a condição não era levar as crianças para a escola, mas “ser pobre” como fica exaltado pelo senador
Cristovam Buarque, sobre a bolsa família. A bolsa escola como sabemos, tinha a condição das crianças estarem na escola para o benefício, isto fazia aumentar a educação, em consequência, melhoria da cultura, menos crianças nas ruas, menos crianças nos trabalhos escravos das ruas, menos violência, e muitos outros benefícios sociais, que infelizmente perdemos. Hoje, a maiorias das crianças de rua não vão para a escola, e alimentam a violência, perdem a educação e a infância, uma chance de saber os sabores da vida, e quanto maior o número de crianças de rua, maior será os problemas sociais causados por isto.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

As opções da vida não se limitam em apenas uma escolha.

Certa vez eu e minha namorada não estávamos nos entendendo mais, eu sabia que eu não estava agindo certo, mas não conseguia ver o que era, pois eu conseguia lidar, mas não resolver. Eu conversei com uma amiga minha e disse que não sabia se eu, ou era problemático demais, ou maduro demais, ela respondeu em forma de pergunta retórica "os dois".

Isto abriu minha mente, e veio várias coisas à minha cabeça, nossa vida toda é cheia de opções, assim como ser feliz é uma opção, futuramente falarei mais sobre isto, mas por mais infinita a quantidade de escolhas que podemos fazer, nós mesmos tiramos esta liberdade, nós nos limitamos a fazer apenas uma escolha, ou isto ou aquilo, ou faz ou não, agora ou nunca, estas coisas, mas não é bem assim.


Você vai deixar seu legado?

Sabe aquela antiga frase que diz, que todos na vida devem plantar uma árvore, ter um filho, e escrever um livro, isto significa que devemos deixar nosso legado, plantar as nossas sementes, ter substitutos para o que fomos e fizemos nesta vida.

Deixar um legado não é coisa para os grandes mestres, para as pessoas famosas, para as pessoas mais conhecidas, ricas, e que marcaram a história. Todos nós podemos deixar nosso legado, todos nós podemos plantar estas sementes, devemos aprender na vida toda, mas também devemos ensinar, se fazer o bem e ajudar as pessoas já é algo extremamente gratificante, imagina só ensinar pessoas a ajudarem pessoas, ensinar pessoas a ensinarem pessoas, professores são pessoas de sorte, eles têm a oportunidade de plantar o maior número de legados que qualquer outra.


quinta-feira, 27 de maio de 2010

As pessoas, como nos fazem bem...

Há dois tipos de pessoas no mundo quando estamos mal, um tipo sempre procura ajuda, vai atrás de algum amigo que possa lhe fazer sentir melhor, fica perto das pessoas para esquecer os problemas. O outro tipo de pessoa é o que prefere ficar sozinho, aquela pessoa que quando está mal se isola de todos, e não quer ninguém por perto. Sendo qualquer tipo destas pessoas uma coisa não muda, uma companhia sempre faz a gente se sentir melhor.

Nos maus momentos, mesmo as pessoas ruins, aquelas com quem não nos damos bem, ou aquelas sempre pra baixo podem nos fazer bem, elas nos distraem, nos fazem sentir melhor, procuram ajudar, "choram" junto com a gente, às vezes as pessoas nos fazem abrir os olhos para o que realmente devemos enxergar, ter dó de si mesmo não é nada legal.

Web Statistics