sábado, 12 de fevereiro de 2011

Vivemos do presente ou do passado?

Eu estava pensando do porquê certas coisas são tão difíceis de se fazer para nós, e fáceis para os outros. O que afinal atrapalha? O passado foi a resposta. Claro! O passado nos deixa cada vez mais presos na nossa própria história. O passado é o responsável por nossa personalidade, medos, inseguranças, fracassos. Afinal só temos recompensas nas lutas. Sendo assim seria fácil conseguir fazer as coisas que parecem difíceis, basta simplesmente não deixar o passado nos influenciar.

Uma pena que a vida não é assim tão simples. O que seria de nós se resolvêssemos viver só do presente? Se fosse decidido que passado não deveria existir? As amizades não existiriam então, uma amizade é algo passado, você não pode ser amigo de alguém "do nada" sem terem acontecimentos passados. A vida já não teria história. Sem o passado seríamos ninguém. Pessoas não se formam "do nada", estas têm todo um processo desde o nascimento que se forma uma vida e se torna uma história.

Uma pessoa é reflexo de seu passado, todas as atitudes, inclusive pensamentos, criações, desejos, serão reações do passado, consequências do que já aconteceu. Caso contrário seríamos capazes de criar coisas do zero, expressando melhor, seria como ver, ouvir, sentir, gostar de coisas que não existem, não faria sentido. Mas o passado de uma pessoa não precisa ser uma prisão, do mesmo modo que você não precisa ser prisioneiro de si mesmo.

O passado somos nós, nós somos nosso passado, é um erro pensar que podemos fazer qualquer coisa na vida sem influência do passado, você não poderia nem andar se não tivesse aprendido quando criança, ou ler, ou falar... Quando damos conta de que o passado não é uma coisa que não existe [só existiu], mas que é algo real que influencia tudo, vemos porque não existe a liberdade do viver como se não houvesse amanhã, porque simplesmente somos a pessoa que nosso passado fez.

2 comentários:

  1. Não acredito muito na expressão "esqueça o passado", porque é como você falou "Uma pessoa é reflexo de seu passado, todas as atitudes, inclusive pensamentos, criações, desejos, serão reações do passado, consequências do que já aconteceu." Por essa razão continuo com a opinião de que devemos esquecer a expressão "esqueça o seu passado". Acredito que se o passado de uma pessoa foi ruim, cabe a ela tentar mudar o futuro, mas não esquecendo o passado, mas aprendendo com ele!!

    Abraços, até mais!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você, senão a pessoa não teria essência, o passado é como a sombra, não larga de você. hehe

    Até mais!

    ResponderExcluir

Olá leitor, a melhor coisa para um blogueiro é ver um novo comentário, então se você leu o que penso, deixe eu ler também o que você pensa.

1- Dê sua opinião ou crítica. (sem agressividade)
2- Questione, você não precisa acreditar em tudo...
3- Sugestões são bem-vindas, fique à vontade.
4- Comentar é rapidinho, e sempre respondo.


-Comentários anônimos são aceitos, mas críticas anônimas não serão publicadas.
Obrigado e volte sempre. Sua leitura vale muito para mim!

Web Statistics